Associados Lalo de Almeida e Gabriela Biló são premiados no maior concurso de fotojornalismo do mundo

Com enorme alegria comunicamos que nossos associados Lalo de Almeida e Gabriela Biló foram premiados na edição regional (América do Sul) do World Press Photo, maior concurso de fotojornalismo do planeta.

O trabalho “Seca na Amazônia” de @lalodealmeida foi selecionado na categoria Foto Única.

Em 2023, a Amazônia sofreu a seca mais intensa desde o início dos registros. A seca impactou desproporcionalmente as comunidades indígenas, rurais e ribeirinhas. Embora Porto Praia não tenha acesso rodoviário e normalmente seja acessível apenas por via fluvial, a seca fez com que os moradores tivessem que caminhar quilómetros ao longo do leito seco do rio para chegar às suas casas, captando num só momento a gravidade da crise ambiental global e da seca na Amazónia. Lalo de Almeida passou uma década documentando questões ambientais, sociais e indígenas na Amazônia.

Lalo de Almeida é um fotógrafo radicado em São Paulo, Brasil. Tendo estudado fotografia no Instituto Europeo di Design em Milão, Itália, começou a trabalhar como fotojornalista para pequenas agências que cobriam notícias diárias. Ao retornar ao Brasil, ingressou no jornal Folha de São Paulo onde trabalhou por 30 anos. 

A partir de 2010, de Almeida começou a produzir pequenos documentários em vídeo e narrativas multimídia criando uma série de projetos premiados internacionalmente, incluindo Um Mundo de Muros , A Batalha de Belo Monte e A Crise Climática , entre outros.

Em 2021, de Almeida foi premiado como Fotógrafo Ibero-Americano do Ano pela POY Latam (Fotos do Ano Latam). No mesmo ano, foi ganhador do Eugene Smith Grant In Humanistic Photography por seu trabalho Amazonian Dystopia , documentando o modelo predatório de ocupação da maior floresta tropical do planeta nos últimos 10 anos. 

É representado pela Panos Pictures desde 2020.

O trabalho “Insurreição” sobre os atos anti democráticos de 8 de janeiro de 2023 de Gabriela Biló recebeu menção honrosa.

Em 30 de outubro de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva venceu as eleições presidenciais do Brasil por uma pequena margem, levando os apoiantes de Jair Bolsonaro em todo o país a protestar contra a vitória de Lula, bloqueando estradas e apelando à intervenção militar para anular as eleições. Em 8 de janeiro de 2023, o Palácio Presidencial brasileiro, o Congresso Nacional e os edifícios do Supremo Tribunal foram invadidos por centenas de apoiantes da extrema-direita do ex-presidente Bolsonaro numa ação coordenada. Os manifestantes tentaram tomar as instituições democráticas e reverter os resultados das eleições. Enquanto cobriam o protesto, os jornalistas foram alvo dos manifestantes. Muitos ficaram feridos; outros foram obrigados a apagar suas fotos e alguns tiveram seus equipamentos roubados para impedir a documentação do evento. Este projeto é um testemunho contra o desafio à integridade e à liberdade jornalística.

Gabriela Biló é fotógrafa radicada em Brasília, Brasil. Formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em São Paulo, e desde então trabalha para veículos de notícias no Brasil, como O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo , onde cobre o Governo Federal e o Presidente em uma base diária.

Ao longo de sua carreira, Biló documentou a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, os protestos de 2013 (e o subsequente impeachment presidencial em 2016), a epidemia do vírus Zika, a crise da imigração venezuelana, os incêndios florestais na Amazônia, o governo de Jair Bolsonaro e o golpe de Estado. tentativa de 8 de janeiro de 2023, entre muitos outros assuntos.

Em 2020, ela recebeu a Fotojornalista Feminina do Ano e a Menção Honrosa Vladimir Herzog por seu trabalho na política. No mesmo ano, Biló foi capa da revista Marie Claire ao lado de outros jornalistas em reconhecimento ao seu trabalho durante a pandemia. Em 2021, ela foi mais uma vez premiada como Fotojornalista Feminina do Ano.

Em 2023, como resultado de uma carreira de uma década documentando a nova ascensão da extrema direita no Brasil, ela publicou o livro de fotografia A Verdade Vos Libertará (A Verdade vos Libertará), que deu origem a uma exposição com instalações fotográficas no Museu de Arte de Brasília (MAB).

Confira todos os trabalhos selecionados em www.worldpressphoto.org

To top