Foto: Alan Morici

Associe-se

A ARFOC-SP está de portas abertas à repórteres fotográficos, cinematográficos e documentaristas de todo o país.

 

Os documentos exigidos são:

  • Registro Profissional (MTB ou FENAJ);
  • Cópia do documento de identificação (RG com CPF ou CNH)
  • Comprovante de residência;
  • 1 foto 3×4 recente e com fundo branco ou cinza (sem boné, chapéu e/ou óculos escuros)
  • 12 Publicações em no mínimo 6 meses diferentes, com crédito do autor ao lado da foto. Obrigatório enviar o print e o link da publicação em um PDF unificado.

 

Parceria Banlek:

  • Ser fotógrafo cadastrado na Banlek por período igual ou superior a 06 (seis) meses,  com uso contínuo da plataforma e vendendo, no mínimo, 2 mil reais por mês.
  • Apresentar portfólio para avaliação da diretoria

 

Todos os documentos solicitados são obrigatórios e os pedidos de filiação serão encaminhados para análise da comissão de credenciamento da ARFOC-SP.

 

O valor da anuidade 2024 da ARFOC-SP é de R$ 384,00 em até 10x sem juros.

 

Será cobrado um valor de R$ 50,00 de taxa de inscrição e análise da documentação ao final do processo de filiação.

 

Dê preferência em enviar os documentos pessoais em um único PDF para agilizar o processo de análise da diretoria e um outro PDF para as publicações.

 

OS PEDIDOS DE FILIAÇÃO SERÃO ANALISADOS EM ATÉ 30 DIAS, E A APROVAÇÃO OU RECUSA SERÁ INFORMADA NO E-MAIL INDICADO NO FORMULÁRIO.

Como solicitar o registro profissional (MTB):

O registro profissional de jornalista, conhecido informalmente como MTB, continua existindo e é essencial para garantir os direitos relativos à nossa profissão.

 

O registro é um importante elemento da regulamentação de nossa atividade. É o documento legal que garante o reconhecimento do jornalista profissional, assim como possibilita o acesso aos direitos específicos da categoria. O resguardo de sigilo da fonte, por exemplo, é previsto constitucionalmente para os jornalistas profissionais.

 

Os jornalistas que ainda não têm o seu registro profissional devem requerê-lo no site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, seguindo o passo a passo do arquivo pdf disponibilizado no botão abaixo.

To top