Exposição “Imageria das redes: design e ativismos” com fotografias das associadas Alice Vergueiro e Mônica Zarattini

“Imageria das redes: design e ativismos” apresenta um recorte da produção estética dissidente relacionada aos principais acontecimentos entre 2019 e 2022 no Brasil, um período conturbado marcado por uma gestão política antidemocrática, racista, homofóbica, de total desrespeito aos povos originários e aos direitos humanos, escalonada pela pandemia sanitária, social e política.

A pesquisa de Didiana Prata foca nos artefatos gráficos – mini cartazes digitais – extraídos do Instagram. Com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial para fins curatoriais, a visualização e dados das #designativista, #desenhospelademocracia, #mariellepresente, #coleraalegria, #projetemos e #foragarimpoforacovid apresenta o amplo espectro da produção de milhares de imagens que estão fora das nossas bolhas devido às políticas algorítmicas.

O painel “nas ruas” é composto por imagens das fotojornalistas Alice Vergueiro e Mônica Zarattini e apresenta a cidade interativa e as manifestações políticas e estéticas da população nas ruas, em diálogo com as redes.

A exposição desloca parte dessa produção de design dissidente para o @mariantoniausp, espaço aberto a todos os públicos. Essas imagens representam, mais do que um arquivo digital da memória gráfica e da cultura visual brasileira, um levante poético.

SERVIÇO

Exposição “Imageria das redes: design e ativismos”.
Cultura visual e memória gráfica brasileira (2019-2022)

Visitação de 6/4 a 2/6, de terça a domingo das 10h às 18h.
Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo – SP

Entrada Gratuita

To top