Quanto Olhar: Um retrato rico da nossa realidade sob olhar de 16 fotojornalistas de Brasília
Um grupo de dezesseis premiados e renomados fotojornalistas de Brasília apresentam inédita mostra intitulada Quanto Olhar, no Quanto Café. A abertura da exposição aconteceu no último dia 22 de novembro, e contou com a presença dos autores cujas obras nasceram de olhares e cenários diversos, tecendo um retrato rico da nossa realidade.
A mostra ficará exposta até 22 de janeiro de 2024, no espaço Quanto Mais, do Quanto Café, na Asa Norte de Brasília.
Participam da mostra, Sergio Dutti, Ana Araújo, Roberto Jayme, Celso Júnior, Zuleika de Souza, Paula Simas, Ana Nascimento, André Dusek, Ton Molina, Cadu Gomes, Cláudio Versiani Ueslei Marcelino e Ruy Baron.
“Muito bom ver a fotografia de Brasília criar novos cenários e esse meu entusiasmo em literalmente colocar as mãos na moldura se deve ao fato de que pelo menos 4 gerações de fotógrafos estavam compartilhando seus olhares ao mesmo tempo em uma exposição coletiva. Penso eu, que coletividade é o que ainda falta na fotografia. Primeiro para que ela seja mais organizada e possa criar parâmetros que valorizem e protejam o trabalho de todos. Segundo para que acabe de vez com alguns estigmas de que apenas “os amigos dos amigos” estejam sempre nos mesmos lugares ocupando os mesmos espaços. A diversidade é o ponto que muitos de nós fotografos ainda precisam aceitar. Nessa mostra intitulada Quanto Olhar, sob a curadoria da Paula Simas, temos desde um André Dusek que está na ativa a quase 50 anos registrando a história política do país, passando pela obra de mulheres com trabalhos nacionalmente reconhecidos ( Paula Simas, Ana Nascimento, Zuleika de Souza), uma grande acadêmica como a professora Luiza Venturelli, até chegar a um Mateus Bonomi que ainda está começando e aprendendo na fotografia. Ver todos os fotógrafos reunidos ali ontem compartilhando as histórias de suas fotografias, falando de fotografia, arte, cinema e cultura, me fez continuar acreditando que fazemos algo importante para história contando histórias.” Ueslei Marcelino
Veja como foi a abertura da exposição:
Visite a exposição no Quanto Café, 301 norte.
De 22 de novembro até 22 de janeiro de 2024.
Participam da mostra, Sergio Dutti, Ana Araújo, Roberto Jayme, Celso Júnior, Zuleika de Souza, Paula Simas, Ana Nascimento, André Dusek, Mateus Bonomi, Ton Molina, Cadu Gomes, Cláudio Versiani, Ueslei Marcelino e Ruy Baron.
Todas as fotos da abertura são de autoria de Ueslei Marcelino