Associado Nario Barbosa participa da exposição que comemora os 10 anos da OMA Galeria

A OMA Galeria inaugura em seu espaço nos Jardins a exposição OMA 10 anos, com abertura em 02 de dezembro (sábado). Encerrando o calendário anual da galeria, a mostra coletiva comemora os dez anos de funcionamento do espaço, fundado em 2013 pelo galerista Thomaz Pacheco. A exposição reúne pinturas, esculturas, desenhos, objetos e instalações ligados a diferentes momentos da história da OMA.

Sem título, 2014. Costura em fotografia sobre papel fotográfico com interferência em bordado, 55 x 38 cm. Autor: Nario Barbosa

Os nomes presentes na mostra incluem artistas que passaram pela galeria ao longo da última década e fizeram parte de sua trajetória. Entre eles, estão artistas que são ou já foram representados pela OMA, já estiveram em exposições coletivas ou individuais ou colaboraram com outros projetos do espaço anteriormente.

A exposição apresenta trabalhos de artistas com longas trajetórias, como os objetos de Lourival Cuquinha e as esculturas de Laerte Ramos, que apresentaram individuais na OMA em 2018 e 2019. Também marcam presença as produções de artistas jovens com carreiras em ascensão, como Mônica Ventura, atualmente em cartaz no Instituto Inhotim, e Renan Marcondes, que apresentou individual na OMA em julho, ambos representados pela galeria.

Autor: Nario Barbosa

Inaugurada em São Bernardo do Campo, no Grande ABC Paulista, a OMA surgiu com o objetivo de desenvolver a carreira de jovens artistas e ampliar o acesso a arte contemporânea na região, promovendo projetos gratuitos como o Laboratório de Artes Visuais e o Edital de Curadoria para novos profissionais. Os anos de trabalho no ABC culminaram no crescimento e mudança da galeria para o bairro dos Jardins, em março do ano passado. Para o galerista Thomaz Pacheco, “essa primeira década só traz boas lembranças, consolidamos nosso nome no mercado de arte e forma de trabalho singular, sempre propositiva, hoje servimos de referência para os mais jovens”. A nova mostra relembra a história da galeria, mas também marca um novo momento.

Lavatório, 2022. Bordado sobre fotografia impressa em Papel Hahnemuhle, 60 x 90 cm. Autor: Nario Barbosa

“Essa exposição é uma forma de celebrar todo o trabalho que fizemos ao longo desses 10 anos e as pessoas que tornaram a galeria possível durante esse tempo. Com a mostra, de alguma forma reunimos passado, presente e também aquilo que queremos para o futuro da OMA, não só em 2024, mas no longo prazo. Nossa próxima década deve ser marcada pela internacionalização da galeria, já temos estratégias bem definidas para isso”, diz Thomaz Pacheco.

A exposição fica aberta ao público até 20 de janeiro e tem entrada gratuita.

Artistas participantes:

Alan Oju, Andrey Rossi, Carla Duncan, David Magila, Dyana Santos, Fernanda Figueiredo, Fernando Velázquez, Giovani Caramello, Guilherme Callegari, Juliana Veloso, Júlio Vieira, Katia Fiera, Laerte Ramos, Lourival Cuquinha, Marlene Stamm, Michel CENA7, Mônica Ventura, MOOLA, Nario Barbosa, Paulo Nenflidio, Renan Marcondes e Thiago Toes.

Carteiras profissionais, 2022. Bordado sobre fotografia impressa em papel hahnemühle, 40 x 60 cm. Autor: Nario Barbosa

Serviço

Exposição: OMA 10 Anos
Data da abertura: 02/12/2023 

Horário da abertura: 10h às 17h  

Visitação: 02/12/2023 a 20/01/2024  

Horário: terça – sexta-feira: 12h às 19h e sábados: 10h às 17h. 

Local: OMA Galeria  

Endereço: Rua Pamplona, 1197, casa 4 – Jardins – São Paulo, SP   

Entrada gratuita  

Assessoria de imprensa: Patrícia Gil (11 99596-8224)   

To top