Justiça de São Paulo nega pedido de indenização ao fotógrafo Sérgio Silva

A ARFOC-SP, Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo, manifesta o seu repúdio à decisão da Justiça de São Paulo que negou o pedido de indenização ao fotógrafo Sérgio Silva, que foi atingido por uma bala de borracha disparada pela Polícia Militar enquanto cobria as manifestações de junho de 2013 em São Paulo.

A negação da indenização representa uma grave violação dos direitos do fotógrafo e um retrocesso na luta por justiça. É inaceitável que um profissional da imprensa seja ferido enquanto realiza seu trabalho e não receba o devido reconhecimento e reparação pelos danos sofridos.

É imperativo que o judiciário mude seu olhar para os atos de violência cometidos pelas forças de segurança. As manifestações democráticas não devem e não podem ser reprimidas com violência, assim como o trabalho jornalístico não pode ser atacado, principalmente pelo Estado

A ARFOC-SP reitera seu compromisso com a defesa dos direitos dos repórteres fotográficos e cinematográficos e lamenta profundamente a decisão absurda da Justiça.

A imprensa livre é essencial para uma sociedade democrática, sendo necessário garantir a segurança e a proteção dos profissionais que trabalham e que tem como missão informar a sociedade.

Continuaremos atentos e acompanhando de perto os desdobramentos deste caso.

Ao Sérgio Silva, todo nosso apoio e solidariedade.

To top