Imagem do Mês: Disparo certeiro de Peter Leone é eleito imagem de agosto

“A ideia de fazer fotojornalismo é isso: sair do comum, pensar fora e pensar rápido.”, conta o fotojornalista Peter Leone. E foi com criatividade, agilidade, atenção e preparo em busca do momento exato do disparo e uma ajudinha de um letreiro e do posicionamento dos próprios fotografados, que ele registrou a imagem que foi eleita foto do mês de agosto da ARFOC-SP.

A foto mostra o presidente Jair Bolsonaro e o empresário Luciano Hang, o “Velho da Havan”, em um camarote durante um jogo do Palmeiras no Allianz Parque. Abaixo deles, um letreiro de publicidade exibe a palavra  “Anta”.

No entanto, o curioso é que o resultado final foi diferente da imagem planejada inicialmente. A princípio, a mensagem que havia chamado atenção e despertado a ideia da composição era de uma outra propaganda exibida no letreiro.

“A foto que eu ia fazer era de uma das mensagens que aparecia tudo em vermelho. Eu falei: ‘Vou bolar alguma coisa com a faixa vermelha embaixo’. Porque eu sabia que seria uma foto polêmica. A princípio não seria aquela frase.”

A primeira ideia acabou não resultando em uma boa foto, mas como a fotografia é feita de erros e acertos. O acerto veio logo em seguida, quando o letreiro mudou.

“Nessa hora apareceu a tal frase que todo mundo me pergunta o que estava escrito”, conta o autor da foto do mês, que revela qual era a frase: “‘Garanta seu ingresso’, fazendo propaganda para os próximos jogos.”

“Eu falei: ‘cara, essa frase dá pra eu fazer alguma coisa’. A princípio, na minha mente, veio o “garanta-se”. relembra o fotojornalista. “Época de política, eu falei: ‘vou fazer um “garanta-se”’. É uma foto legal para vender, é uma foto bacana.”

Foto: Peter Leone

Apesar de não ter viralizado, a foto com os dizeres “garanta-se” também foi clicada e disponibilizada para a venda. Mas o disparo certeiro veio em seguida, com um pouco de sorte e uma sutil mudança de movimento dos fotografados.

Vale lembrar que a fotografia foi feita antes do início da partida, durante o tempo disponibilizado para fotografar os jogadores e técnicos, à frente do camarote onde o presidente se encontrava. “Eu tinha aquela fração de tempo para fazer foto do técnico, esperar o jogador entrar e formar minha frase que eu tinha imaginado na cabeça.” , explica o fotojornalista.

“Nessa hora ele [Jair Bolsonaro] estava bem para a esquerda, entrou o empresário da Havan e veio para o meio da cena. Na hora, o Bolsonaro correu para a direita, que é onde ele se enquadrou na palavra “Anta”.”, conta Peter.

A imagem viralizou no Instagram e Twitter  com mais de 100 mil curtidas e compartilhamentos e dividiu opiniões. O profissional, que relata, surpreso, não ter sofrido ataques sérios pessoais ou contra o trabalho, recebe as críticas com leveza e entende que elas fazem parte da liberdade da profissão.

“Se quiser [a versão da foto com] o “Garanta-se”. Tem. Se quiser o “Anta” tem também. Alí eu consegui uma coisa que é muito legal quando a gente alcança em uma fotografia. É você ter dentro de uma cena, atingir todos os públicos possíveis. Eu não vou dizer que eu ofendi. Eu usei o que eu tinha no momento.”

Os 10 anos de profissão com experiências em pautas políticas como as manifestações do Brasil em 2013 também o preparam para produzir imagens como essa, independente de quem ocupe a cadeira da presidência, contrariando comentários dos apoiadores do atual presidente, que questionavam se a obra seria registrada com pessoas de outro espectro político.

“Eu tenho [foto do] Lula se escondendo embaixo de um chapéu, eu tenho a Dilma segurando uma placa escrito impeachment. Então eu gosto de brincar. Porque no fotojornalismo a gente tem uma fração de segundo para contar praticamente tudo que está acontecendo. Então você tem que falar com a foto. Se você puder encaixar algo escrito melhor.”

Apesar de imaginar a polêmica da imagem antes mesmo do disparo e publicação, principalmente devido ao ano de eleições e polarização política, a repercussão surpreendeu o profissional. A imagem saiu, inclusive, em veículos internacionais. As publicações traziam a explicação sobre o que a palavra “anta” conota.

“Pelo menos eu contribui para lá fora eles saberem o que é anta. Eles disseram que é um animal. Apesar de não ser um burro, aqui a gente chama de anta quem está fazendo algo errado, quem está fazendo algo que a gente não concorda”.

A ironia é que enquanto a palavra faz alusão aos posicionamentos e ações do atual presidente que desagradam, ele acertou ao se posicionar corretamente no enquadramento e garantir a boa imagem do fotógrafo atento no campo.

E se engana quem acha que fotografar futebol se limita apenas aos lances dentro das quatro linhas. E essa é uma das coisas que a foto do mês de agosto mostra. “O futebol é só mais uma pauta. Mas em uma pauta, tudo pode acontecer.”, conta Peter Leone.

Texto: Bruna Nascimento

To top