Ata da assembleia geral exatrordinaria 05/10/2020

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – 17/04/2018

    A Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo – ARFOC-SP, de acordo com seu estatuto, convoca seus associados para a Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 17 de abril de 2018, terça-feira às 19h30, no auditório do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, à Rua Rego Freitas, 530 Sobreloja – Vila Buarque – São Paulo. 

   Pauta: Credenciamento e acesso de profissionais no futebol, apresentação da votação eletrônica nas eleições 2018, exposição FotoRetrospectiva 2017 e balanço geral da gestão 2016/2018. 

   A assembleia foi aberta pelo presidente da ARFOC-SP Marcos Alves, tratando do tema votação eletrônica. Foi apresentada a proposta para que a votação para a eleição 2018/2021 fosse feita de forma eletrônica para os associados que moram fora da cidade de São Paulo, reduzindo assim os altos gastos com correio para envio dos envelopes com a cédula. Após debate com os presentes, a proposta foi alterada para que a votação tanto no interior quanto na capital seja feita de forma eletrônica nos dias 02 e 03 de maio deste ano.  A proposta foi levada a votação e aprovada por unanimidade por todos os presentes. 

   O segundo tema da pauta foi sobre a FotoRetrospectiva 2018. O presidente Marcos Alves informou a todos que a exposição será realizada em julho deste ano no Conjunto Nacional da Avenida Paulista em São Paulo, e ficará em exibição por 3 semanas. Foi solicitado a todos os presentes que ajudassem na divulgação do processo de captação das imagens e escolha dos curadores, que terminará no dia 20/04. O prazo não será prorrogado. Foi definido também que o Frâncio de Holanda coordenará uma comissão para criar um novo modelo para as exposições que serão realizadas a partir de 2019.

   O terceiro tema abordado na assembleia foi uma análise da gestão 2016/2018. O Presidente relatou os avanços feitos na comunicação, como reformulação do site, envio de newsletter aos associados, quantidade de notícias postadas em nosso facebook e lançamento do Instagram oficial da entidade. Informou também sobre o trabalho realizado pela equipe Rubens Chiri, Vinicius e Levi Bianco, responsável pelo credenciamento dos Campeonatos Paulista, Copa do Brasil, Libertadores da América e Copa Sul-Americana. Marcos Alves informou que a associação continuará brigando pelo aumento de vagas para fotojornalistas esportivos nas competições organizadas pela FPF, CBF e Conmebol. Ressaltou o avanço no diálogo entre as entidades, que permitiu que 40 profissionais fossem credenciados para a final do Campeonato Paulista 2018. O mesmo número foi conquistado para todos os jogos da edição da Taça Libertadores da América e Copa Sul-Americana deste ano. Marcos informou ainda que um profissional de marketing está realizando um estudo sobre a marca ARFOC-SP, e que um estagiário será contratado nos próximos meses, para trazer mais dinâmica nas atividades da entidade.

   Foi comunicado também que a Folha de S. Paulo não está respeitando a Lei 9610/98 ao não colocar o nome do autor nas fotos em suas plataformas online. A ARFOC-SP notificou a empresa, que não se prontificou a resolver o problema. Desta forma, todos os presentes concordaram com a proposta de que a Associação entre com um processo judicial contra a Folha de S. Paulo, solicitando que o veículo faça cumprir a lei.

   O quarto e último tema da noite foram os assuntos relacionados a credenciamento no futebol. O presidente Marcos Alves divulgou a proposta de criação de uma taxa mensal a ser cobrada das agências intermediárias pelo credenciamento, uma vez que tais solicitações demandam grande tempo e envolvimento de membros da diretoria e secretaria. Essa taxa não será cobrada dos jornais, revistas e agências internacionais, veículos estes que possuem contrato CLT com seus colaboradores. Após intenso debate entre os associados presentes, o tema foi levado a votação, onde 14 votaram pela criação da taxa e 6 votaram contra a proposta. A proposta foi aprovada. Ficou decido que o valor da taxa será estabelecido em uma próxima reunião com todas as agências intermediárias. 

   Não havendo mais nada a ser discutido, o Presidente Marcos Alves encerrou a assembleia as 21h50, relatada por mim Levi Bianco, diretor da ARFOC-SP. 

To top