Fotografia do associado Marcos Carmona é premiada como a melhor do Rally Dakar 2026 e eleita como a Imagem do Mês de janeiro
A foto do Rali Dakar do repórter fotográfico Marcos Carmona, não foi apenas eleita a imagem do mês de janeiro pela ARFOC-SP. Ela também foi vencedora do Prêmio Emilie Poucan, na categoria melhor fotografia do Rali Dakar 2026. Considerado o rali de resistência mais desafiador, nem o deserto foi uma barreira.
O fotógrafo trabalhou na cobertura da prova, realizada na Arábia Saudita nos primeiros dias do ano. Mais do que uma bela imagem, ela mostra um acidente no qual um caminhão ficou atolado em uma das dunas, que ele flagrou em uma dessas oportunidades que surgem quando estamos comprometidos. Entre tantas imagens bonitas e cenários paradisíacos, o fotojornalismo foi a aposta do fotógrafo para inscrever o trabalho na premiação:
“Estava vendo meu material quando lembrei da foto do caminhão e pensei que ela contava uma história. A maioria das fotos desse concurso são de paisagem e ação, acabei indo na contramão de todo mundo e deu certo! Com 30 anos de carreira acho importante mostrar que não tem essa de ser mais velho. Temos que seguir nossos sonhos e ser determinado.
Quem diria …. começar o ano em Dakar! Não cheguei ali por milagre, sorte ou frase de efeito. Cheguei por teimosia. Por continuar apertando o obturador quando ninguém estava olhando. Por saber que a fotografia não é sobre ego nem glamour, é sobre aguentar a estrada e ainda assim ter um propósito. Tem gente que acha que depois de certa idade a gente acomoda. Eu preferi atravessar um arco escrito ‘welcome’ quando ultrapassei a entrada da competição. Talvez seja esse o ponto; não é sobre chegar, é sobre ainda querer ir. “



