“Novos Olhares” – ARFOC-SP promove encontro para discutir os principais desafios que a nova geração de profissionais enfrenta no fotojornalismo

O mundo digital, com acesso instantâneo à informação e ferramentas tecnológicas sofisticadas, vem redefinindo a forma como vivemos e trabalhamos. A necessidade de encontrar novos meios para se manter ativo, incita fotógrafos em diferentes momentos da carreira, sobretudo quem está começando agora. Se por um lado os mais jovens trazem novas perspectivas, por outro também têm que lidar com a pressão por resultados imediatos e a dificuldade de se posicionar em um mercado cada dia mais restrito.

Mas qual é o papel do fotojornalista nos dias de hoje ? Como a tecnologia transformou a forma como consumimos e compartilhamos imagens ? Para debater e refletir sobre os rumos da profissão, convidamos os repórteres fotográficos Isaac Fontana da Agência EFE e Maria Isabel Oliveira do O Globo, novos talentos que conseguiram se destacar e vão apresentar seus trabalhos, além de contar como começaram, o que esperam e o que temem com o jornalismo em transe.

Maria Isabel Oliveira

Retratista, formada em Audiovisual e Técnica em Fotografia. Iniciou sua carreira em 2016, quando seu ensaio “Enquanto você não volta” foi finalista no Festival de Fotografia Paraty em Foco. Em 2018 participou da convocatória de portfólio Ficções: Além do real, no Festival de Fotografia de Tiradentes.

Em 2022 participa da projeção Latinas do coletivo Fotógrafas LATAM. Desde 2020, integra a equipe de fotojornalismo do Jornal O Globo, onde realiza diversos tipos de cobertura, com ênfase em retratos. Em paralelo, desenvolve projetos autorais que exploram temas como surrealismo, memória e afeto, como seu documentário autobiográfico “Vereda”, premiado pelo RespirARTE da Funarte em 2020.

Isaac Fontana

Fotojornalista desde 2018 e há dois anos faz parte da equipe de fotógrafos da agência EFE em São Paulo. Natural de Londrina, descobriu o fotojornalismo nos oito anos em que trabalhou como office boy na redação do jornal Folha de Londrina.

Sua carreira de fotógrafo começou com agências locais e em 2022 mudou-se São Paulo. Em 2023 teve o trabalho reconhecido com menção honrosa no prêmio POY Latam.

Serviço

Data: 25/11/2024 – segunda feira

Horário: 19h

Endereço: Av São Luís, 258 – loja 11

Entrada: gratuita; vagas sujeitas a lotação

Contato: http://arfocsp.org.br

To top