A fotografia escolhida pela curadoria da ARFOC-SP para a categoria Melhor Imagem do Esporte em 2024 na 41ª edição Prêmio ACEESP marcou o mês de agosto. Dentre os destaques dos atletas brasileiros nas Olimpíadas Paris 2024, a ginasta Rebeca Andrade se tornou bicampeã olímpica e a maior medalhista da história do Brasil nos jogos Olímpicos, com 6 medalhas (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze).
Mulher, negra, periférica, motivo de orgulho nacional, ergue a nossa bandeira que remete ao formato de um coração, expressando toda sua alegria e superação.
A fotojornalista Mathilde Missioneiro participou da cobertura pela Folha de S. Paulo e testemunhou esse momento tão marcante para atleta quanto para o Brasil.
PUBLICAÇÃO: https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2024/08/rebeca-andrade-cita-senna-e-orgulho-de-ser-inspiracao-estou-ficando-gigante.shtml
Conheça os vencedores das demais categorias:
Cerimônia de entrega dos prêmios aos destaques da crônica esportiva será realizada dia 2 de Dezembro, no Museu do Futebol
Depois de mais de um mês de votação, foi concluída nesta segunda-feira (11/11) a apuração dos votos que indicaram os ganhadores do TROFÉU ACEESP 2024. O prêmio, realizado há exatos 41 anos pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, é um reconhecimento da própria categoria aos jornalistas esportivos e aos veículos de comunicação que mais se destacaram em suas áreas específicas na cobertura diária do esporte no Brasil e no mundo ao longo deste ano de 2024. A cerimônia de entrega dos troféus está marcada para a noite do dia 2 de dezembro, no Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu. A festa terá como mestres de cerimônia o narrador Milton Leite e a repórter Gabriela Ribeiro.
A votação deste ano repetiu as categorias premiadas nos dois anos anteriores, mantendo as novidades implementadas em 2022, tais como a ampliação dos destaques da mídia esportiva do Interior e do Litoral e os canais de mídias digitais, que continuam crescendo em participação no mercado. Vale ressaltar que, conforme previsto no regulamento, para a escolha dos veículos ganhadores do Interior e do Litoral (rádio, tv, jornal/site) foram considerados os votos que associaram o nome do veículo ao nome da cidade onde ele está instalado, uma vez que é comum uma mesma rede ter veículos/franquias espalhados em diversas cidades.
Também foram mantidos os prêmios para a melhor foto do ano, em parceria com a Arfoc-SP, e a indicação pelos jornalistas sócios e credenciados da ACEESP de dois destaques esportivos da temporada (masculino e feminino). Nesta categoria de PERSONALIDADES DO ESPORTE NO ANO, a ginasta Rebeca Andrade conquistou o tricampeonato em função de sua magnífica presença nos Jogos Olímpicos de Paris, onde conquistou quatro medalhas, incluindo o ouro na prova de solo. O destaque individual masculino vem do futebol e premia todo o talento do jovem atacante Estêvão, do Palmeiras, de apenas 17 anos, uma das estrelas do Brasileirão. Nos anos anteriores, o prêmio tinha sido dado a dois treinadores: Abel Ferreira, em 2022, e Dorival Junior, em 2023.
Hall dos Notáveis – Entre os cronistas, este ano ninguém alcançou o direito de integrar o Hall dos Notáveis, dedicado a distinguir jornalistas e veículos premiados por 10 vezes. Nessa galeria de expoentes da crônica esportiva de São Paulo figuram: Cláudio Zaidan (jubilado ano passado), Wanderley Nogueira, José Silvério, Milton Neves, Cleber Machado, Mauro Betting, Mauro Naves, Juca Kfouri, Milton Leite, Ricardo Capriotti e os veículos Globo Esporte.Com, EPTV Campinas e Rádio Bandeirantes de Campinas.
Homenageados do ano – Além dos indicados em votação aberta, o 41o TROFÉU ACEESP também será entregue a colegas vencedores dos prêmios especiais do júri, todos eles distinguidos por sua trajetória na carreira. Assim também estarão no Museu do Futebol os seguintes profissionais:
Marília Ruiz – ganhadora do Troféu Regiani Ritter
Pedro Bassan – ganhador do Troféu Ely Coimbra
Waldo Braga e Júlio Delbosque – ganhadores do Troféu Honra ao Mérito por 50 anos ou mais de carreira.
Todos os ganhadores de 2024 – Confira a seguir a lista dos profissionais e veículos premiados em cada categoria.
TV
Narrador (a): Everaldo Marques (TV Globo/SporTV)
Comentarista: Alexandre Lozetti (TV Globo/SporTV)
Repórter: Eduardo Affonso (Canais ESPN)
Apresentador (a): Renata Fan (TV Bandeirantes)
RÁDIO
Narrador (a): Oscar Ulisses (Rádio CBN)
Comentarista: Raphael Prates (Rádio CBN)
Repórter: Alinne Fanelli (Rádio BandNews FM)
Apresentador (a): João Paulo Cappellanes (Rádio Bandeirantes)
MÍDIA DIGITAL/ON LINE
Melhor veículo: Portal UOL Esportes
Melhor profissional do ano: André Hernán (Canal do André Hernan)
OPINIÃO – MÍDIA ESCRITA (IMPRESSA OU DIGITAL)
Melhor colunista: PVC (Portal Uol Esporte)
INTERIOR
Rádio: Rádio CBN (Ribeirão Preto)
TV: EPTV (Ribeirão Preto) e Thati TV (Ribeirão Preto) – empate
Jornal/site: A Cidade ON (Ribeirão Preto)
LITORAL
Rádio: Rádio Caraguá FM (Caraguatatuba)
TV: TV Tribuna (Santos)
Jornal/site: A Tribuna (Santos)
EX- ATLETAS
Melhor profissional do ano: Neto (TV Bandeirantes)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Melhor profissional do ano: Felipe Espíndola (São Paulo Futebol Clube)
PERSONALIDADES DO ESPORTE NO ANO
Feminino – Rebeca Andrade (Ginástica Olímpica)
Masculino – Estêvão (atacante da SE Palmeiras)
PRÊMIOS ESPECIAIS INDICADOS PELA DIRETORIA
TROFÉU REGIANI RITTER – Marília Ruiz (Canais Band, Portal UOL e Paramount+)
TROFÉU ELY COIMBRA – Pedro Bassan (TV Globo)
HONRA AO MÉRITO – 50 ANOS DE CARREIRA – Waldo Braga e Júlio Deslbosque
MELHOR MATÉRIA ESCRITA (MÍDIA IMPRESSA OU PLATAFORMAS ON LINE) – Danilo Sardinha (Globo Esporte.Com), com a reportagem: “Conheça a bola criada por crianças que virou sinônimo de esperança em campo de refugiados na África)
MELHOR IMAGEM DO ESPORTE EM 2024 – Mathilde Missioneiro (Folhapress), com foto de Rebeca Andrade comemorando a medalha de prata na final de salto, em Paris-24, com a bandeira do Brasil em formato de coração.