Imagem do mês ARFOC-SP: Registro atento de Ale Vianna é foto eleita de abril

Em abril, o técnico Cuca comandou o Corinthians por menos de uma semana e duas partidas. A contratação do profissional, condenado na Suíça em 1987 por ato sexual com menor de idade, não passou despercebida pela torcida do alvinegro Paulista, nem pelo olhar atento de Ale Viana, autor da imagem do mês da ARFOC-SP.

“A pauta [daquela] semana era o Cuca, né? Ou ganhando ou perdendo ele iria sair do cargo, isso era nítido. E a ideia inicial era fazer um retrato dele com alguma expressão desse problema todo que estava rolando”, conta Ale Vianna.

Após alguns meses sem realizar coberturas de jogos de futebol, o autor da foto do mês estava presente na partida do Corinthians contra o Remo, a última de Cuca frente ao time.

Preparado para fazer um registro do treinador, Ale Vianna reparou em um detalhe em cima do túnel para o campo de futebol: a frase “Aqui é Corinthians!”, abaixo de uma placa que indicava a saída.

“Na hora veio [a ideia] de encaixar a foto dele com aquela frase, o problema era conseguir”, relembra o profissional.

Algumas tentativas foram necessárias. O fotojornalista conta que a ideia inicial era registrar o treinador entrando para o campo, passando pelo túnel com as frases acima dele. Mas o show de luzes, que apaga e acende a iluminação do estádio, atrapalhou a execução da foto.

Foto: Ale Vianna

“Eu fiquei esperando, torcendo pra que ele fosse cumprimentar o outro técnico no outro banco porque ele iria passar por ali. E foi o que aconteceu”, conta.

Porém, durante o trajeto de Cuca até o técnico do time visitante, outras pessoas entraram em cena, poluindo a imagem. Foi apenas na terceira tentativa, durante a volta do treinador, que a foto saiu como esperada.

“Fui com a cabeça pensada em fazer alguma coisa do Cuca mas dei a sorte de ter aquela frase e conseguir encaixar tudo alí”, diz Ale Vianna. “A gente tem que contar com a sorte também porque a frase estava alí mas teria que contar com ele passar, conseguir enquadrar alí no momento certo e conseguir que não entrasse ninguém [no enquadramento da foto]”, completa ele.

A persistência pela foto e a atenção e preparo na busca por uma imagem capaz de contextualizar a situação do Corinthians e do técnico Cuca vem da escola do fotojornalismo.

“Quem é do fotojornalismo leva isso para qualquer foto que você vai fazer, e o futebol é fotojornalismo”, explica o autor da imagem.

O profissional, que fotografa há 14 anos, compara ainda a época da variedade de jornais impressos com a época atual, onde o material digital predomina o mercado, que resulta em técnicas e resultados diferentes.

“Esses meninos mais novos se intitulam criadores de conteúdo para atletas, não é errado, é um mercado novo que abriu e eles conseguem fazer, então eles vão focados em fazer material para atleta. Eu não, eu vou para o jogo e tenho que contar a história do jogo.”

A foto eleita como imagem do mês de abril da ARFOC-SP com certeza cumpre a missão de contar a história do jogo para além dos lances da partida, que classificou o Corinthians e terminou na saída de Cuca do cargo. A imagem, foi ainda, repercutida pelos seguidores e entre repórteres esportivos, que compartilharam e parabenizaram Ale Vianna através das redes sociais.

“Eu sabia que era o momento da semana, mas eu sinceramente não esperava essa repercussão toda sobre a foto”, diz o fotojornalista.

Texto: Bruna Nascimento

To top