NOTA DE REPÚDIO 

A ARFOC-SP, Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo, expressa solidariedade ao repórter fotográfico associado (cuja identidade será preservada), pelos ataques sofridos desde a noite do último domingo (23), em decorrência da divulgação de imagens nas quais aparece no exercício da profissão, enquanto cobria as invasões da sede dos Poderes em Brasília, no fatídico dia 08/01. Profissional sério e competente, arriscou sua integridade física para cumprir seu papel como jornalista e trazer à público imagens dos atos golpistas. 

Repudiamos veementemente todas as formas de violência e intimidação contra fotojornalistas e cinegrafistas, associados ou não. A disseminação de fake news pode ter consequências graves e é fundamental que as informações sejam verificadas antes de serem compartilhadas. Muitos repórteres fotográficos foram agredidos física e moralmente pelos vândalos que tomaram de assalto as sedes dos Poderes em Brasília.

É imprescindível que todos os profissionais tenham ampla liberdade para trabalhar, sem medo de retaliação ou violência, uma vez que seu trabalho é fundamental para a construção de uma sociedade informada e consciente. Devemos TODOS juntos lutar para garantir que a liberdade de imprensa seja protegida sempre!

Em contato com o profissional no inicio da tarde de hoje, colocamos nosso jurídico a disposição e nos prontificamos a ajudar no que for necessário.

Diretoria ARFOC-SP

To top