Comunicado de exclusão do quadro associativo da ARFOC-SP

A Diretoria da ARFOC-SP e sua Comissão de Ética, em 16/12/2022, decidiram, em Assembleia Geral Ordinária, dar início ao processo de exclusão do quadro associativo do associado Rodrigo Cesar Villalba (A1216). Villalba feriu o Código de Ética dos Jornalistas em vigor (www.sjsp.org.br/pagina/etica), em seu artigo 6º, parágrafo I, que informa: “É dever do jornalista opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

Conforme determina o Artigo 11º do Estatuto da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo, foi realizada Assembleia Geral Extraordinária no último dia 06/03/2023, às 19h30, no auditório do Sindicato dos Jornalistas de SP. Na ocasião foram apresentadas aos associados presentes as razões pelas quais a Comissão de Ética e a Diretoria da ARFOC-SP decidiram dar início ao processo de exclusão do associado.

O caso seguiu os trâmites previstos no Estatuto da Associação:

“Capítulo III – Dos Procedimentos e da Ética

Artigo 10º – Os associados são passíveis das punições de:

III – Exclusão do quadro de associados;

Artigo 11º – A punição, aplicada pela Diretoria, deverá garantir ao associado o amplo direito de defesa e ainda, as penas que excedam seis meses de suspensão ou exclusão do quadro Associativo, deverá ser referendada pela Assembleia Geral onde será garantido ao associado o direito de recurso.

Artigo 12º – As punições serão aplicadas ao associado que:

Parágrafo Único – Por ação ou omissão descumprir o Código de Ética dos Jornalistas Profissionais em vigor.”

Informamos que Rodrigo Villalba foi notificado por duas vezes para se defender, mas até o presente momento, optou pelo silêncio.

Após o esclarecimento das dúvidas manifestadas por alguns dos associados presentes na Assembleia Geral Extraordinária, foi realizada a votação e de forma unânime e assim, decidida a exclusão de Rodrigo Cesar Villalba do quadro associativo da ARFOC-SP.

A ata desta assembleia estará disponível para consulta em breve, as demais atas de assembleias anteriores estão disponíveis para consulta na sede da ARFOC-SP.

Diretoria ARFOC-SP

To top