Exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973” estréia no IMS

A exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973” vai ser inaugurada no IMS Paulista na próxima terça-feira (21), e traz um olhar único e marcante sobre um momento histórico importante para a América Latina.

Com curadoria de Sergio Burgi, a mostra apresenta um conjunto de fotografias do consagrado fotojornalista brasileiro Evandro Teixeira, que registrou com sua câmera momentos cruciais do Chile poucos dias após o golpe militar, ocorrido em 11 de setembro de 1973.

Foto © Evandro Teixeira, Acervo IMS/Coleção Evandro Teixeira

As imagens expostas na mostra foram captadas em uma viagem que Evandro Teixeira fez ao Chile, quando documentou os primeiros dias do regime ditatorial liderado pelo general Augusto Pinochet, enviado pelo Jornal do Brasil. Suas fotografias revelam uma cidade sitiada, ocupada pelas forças militares. No país andino, produziu imagens impactantes do Palácio De La Moneda bombardeado pelos militares, dos prisioneiros políticos no Estádio Nacional em Santiago e do enterro do poeta Pablo Neruda, o velório em sua residência depredada e o enterro com grande participação popular, documentando a primeira grande manifestação contra o regime do general Augusto Pinochet.

Esta mostra reúne cerca de 160 fotografias em preto e branco, livros, fac-símiles e outros objetos, como máquinas fotográficas. Além dos registros feitos no Chile, a exposição traz imagens produzidas por Evandro durante a ditadura civil-militar brasileira, em um diálogo entre os contextos históricos dos dois países.

A exposição é uma oportunidade única para conhecer um pouco mais sobre a história recente da América Latina e a luta pela democracia no Chile. Além disso, é também uma homenagem a um dos maiores fotojornalistas brasileiros, que, com seu trabalho, contribuiu para o registro da história de nosso país e do mundo.

A mostra “Evandro Teixeira. Chile 1973” está em cartaz no IMS Paulista até o dia 30/07, e é uma oportunidade imperdível para os amantes da fotografia e da história.

O dia da abertura contará com uma conversa com o fotógrafo Evandro Teixeira, a jornalista Dorrit Harazim, que também esteve no Chile no mesmo período, e o curador da mostra Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, seguida de visita à exposição.

Quando
21/3/2023, terça, 18h

Entrada gratuita
Lugares limitados (145 lugares)
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Online
expoevandroteixeira.ims.com.br

Fonte: ARFOC-SP com informações do IMS

To top