Livro “A verdade vos libertará” em pré-venda

Fotojornalista Gabriela Biló é co-autora do livro “A verdade vos libertará” que está em pré-venda

“A verdade vos libertará” é um livro com fotografias icônicas do conturbado cenário nacional da política da última década, feitas pela fotojornalista Gabriela Biló. Organizadas de forma cronológica, as imagens acompanham uma série de notícias, memes e áudios curados pelos apresentadores do podcast O medo e delírio em Brasília, tudo isso reinterpretado pelo artista visual Pedro Inoue.

A partir dos protestos de julho de 2013, passando pelo impeachment de Dilma Rousseff até chegar aos descalabros do governo bolsonarista nos últimos 4 anos, a obra propõe um olhar e uma experiência únicos que exploram esse período que ficará marcado na história do Brasil.

O livro contará ainda com textos e depoimentos de pessoas proeminentes no Brasil durante a última década. Átila Iamarino, João Wainer, Juliana Dal Piva, Padre Júlio Lancelotti, Miriam Leitão, Patrícia Campos Mello e Rubens Valente são algumas dessas pessoas.

Cobrindo os últimos 10 anos, o livro está à espera das eleições para a inclusão da foto final do dia 1º de janeiro de 2023 quando, de um jeito ou de outro, esse ciclo político vai se fechar. Portanto, a pré-venda já está aberta, mas a impressão e o envio do exemplar começam somente em 2023, após a última foto ser feita e adicionada à edição.

Os leitores que comprarem antecipadamente receberão também um print exclusivo e autografado pela Biló.

Para Gabriela Biló, “A verdade vos libertará é um livro ácido sobre uma história que não deve ser esquecida e distorcida em uma guerra de narrativas. É sim, meu olhar particular sobre uma década marcante no Brasil em que vimos uma nova ascensão do autoritarismo no país. Espero que quem leia ria, chore e nunca duvide de suas próprias memórias do que aconteceu”.

Para Pedro Inoue, “em um mundo onde o que é o conceito de verdade está em disputa, o trabalho da Gabriela Biló nos mostra uma versão crua e punk da nossa realidade. Uma vez que você viu, não tem como desver.”

“Que nunca esqueçamos. Não há como perdoar o imperdoável”, diz Pedro Daltro

Para Cristiano Botafogo, “Gabriela Biló acompanha os principais fatos da política nacional com um olho muito perspicaz há mais de 10 anos. Não basta estar lá, é preciso ter uma clara noção do significado de cada momento e saber ler a sala; o que ela faz com maestria e técnica, não só na hora do clique, como na curadoria na seleção de seu extenso trabalho na área.”


Sobre os autores

Gabriela Biló é fotojornalista e responsável por algumas das imagens mais compartilhadas desta era. O início de sua carreira foi em São Paulo, onde teve a oportunidade de vivenciar as manifestações de rua propostas pelo Movimento Passe Livre. Trabalhou durante 8 anos no Estadão e, atualmente, está na Folha de S. Paulo. Desde 2018, vive em Brasília, onde acompanha o cenário político atual.

Pedro Inoue é designer e artista gráfico brasileiro. Já colaborou para clientes como David Bowie, Damien Hirst e Ryuichi Sakamoto. É diretor criativo da revista canadense Adbusters e fez parte do time que criou a tag e pôster #occupywallstreet – responsável pela inspiração do movimento global #Occupy. Atualmente colabora com diversos artista e projetos, entre eles Criolo, Mano Brown, Mídia Ninja e Greenpeace.

Pedro Daltro e Cristiano Botafogo – O medo e delírio em Brasília é um diário (ou quase diário) desse governo verde-oliva, essa bad trip escrota em que a gente se meteu. Nasceu no dia 28 de outubro de 2018, o dia da em que Bolsonaro foi anunciado presidente e, a partir de novembro de 2019, passou também ao formato de podcast. Tudo com acidez, humor e leveza, dentro do possível.


Ficha técnica

Título: A verdade vos libertará
Autor: Gabriela Biló, Pedro Inoue e O medo e delírio em Brasília
Formato: 20 X 26 cm
ISBN: 9786584568464
Preço pré-venda: R$ 129,90
Preço: R$ 149,90
Site: https://averdadevoslibertara.com.br/
Lançamento: janeiro 2023
Editora: Fósforo

To top