Luto: Morre o Fotografo Sergio Jorge

Sergio_Jorge.jpg

 

LUTO: Com profunda tristeza, comunicamos a notícia da partida de nosso querido associado Sergio Jorge aos 83 anos, um dos grandes mestres da fotografia deste país. Ele estava internado há algumas semanas no HCor em São Paulo, lutando contra a covid-19, mas infelizmente não resistiu.

Sérgio Jorge era um dos membros da Comissão de Ética da atual Diretoria da ARFOC-SP.

Foi o vencedor do “1º Prêmio Esso de Jornalismo” na categoria Fotografia, com a imagem “Não Matem Meu Cachorro”, um flagrante de um garoto correndo em desespero ao perceber que a carrocinha levava seu cão.

Seu acervo reúne mais de 60 mil fotografias e documentam um período de quase seis décadas de grandes transformações sociais, políticas e culturais do país. Fotografou grandes momentos de nossa história, como a primeira expedição brasileira na Antartica, a rodovia Belém-Brasília, as primeiras corridas no Autódromo de Interlagos, o casamento e o milésimo gol de Pelé, as vitórias do pugilista Éder Jofre, a moda pelos estilistas Denner e Clodovil, os últimos dias de Assis Chateaubriand, o incêndio do Edifício Joelma e outros. Ele é também um dos fundadores do Estúdio Abril de Fotografia, ao lado de Chico Albuquerque.

Foi repórter das revistas Manchete e Fatos & Fotos, Diretor do Estúdio Abril – onde foi responsável pela formação de inúmeros jovens, hoje profissionais reconhecidos e atuantes no mercado – e renomado fotógrafo publicitário que atendeu grandes agências de publicidade e empresas nacionais e multinacionais.

Em 07 de abril de 2018, data de seu aniversário, lançou o livro “Sérgio Jorge – 60 anos de Fotojornalismo” com os grandes trabalhos realizados ao longo de sua vida profissional.

Ao Sérgio Jorge , nosso muito obrigado pelos valiosos ensinamentos, companheirismo e pelo riquíssimo legado. A fotografia te aplaude em pé.

Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos.

Abaixo postamos um vídeo produzido em 2016 pelo nosso associado Gustavo Scatena, em uma série de entrevistas com grandes nomes da história da nossa associação.

“Jamais nos esqueceremos daqueles que através de suas lentes, contaram a história do nosso país e do nosso povo.”
 
ARFOC-SP

To top