Casa da Imagem inaugura a exposição SÓLOVE

 

 

Montagem 1                                                                                                                                                                      

No dia 23 de fevereiro de 2019, a Casa da Imagem, instituição vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a exposição SÓLOVE, mostra fotográfica com curadoria de Henrique Siqueira e Monica Caldiron, que discute a manifestação do amor, da sedução e da sexualidade nos espaços públicos de São Paulo, e como a cidade reagiu a essas questões nos últimos cem anos.

 

 

Obras de artistas convidados, do acervo fotográfico do Museu da Cidade e de outras instituições se juntam na exposição para compor a geografia da sexualidade em São Paulo. Lugares históricos do flerte, como a Ilha dos Amores (parque Dom Pedro II), o Belvedere Trianon e a praça da República estão representados por fotos de Armando Prado, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Thomaz Farkas e Chico Vizzoni. Os motéis de curta permanência e os espaços de encontros que exercem a função de tornar privativos os locais de sexo ocupam duas salas com obras de Lula Ricardi, Edu Marin, Roberto Wagner e Léo Sombra.

 Montagem 2

O visitante também poderá observar registros fotográficos que demonstram as políticas públicas de controle da visibilidade do sexo, como a delimitação de uma área de tolerância à prostituição no bairro do Bom Retiro durante o Estado Novo, bem como a repressão à prostituição durante a ditadura militar na Boca do Lixo e na Boca do Luxo, documentada por Juca Martins na década de 1970. Ainda discutindo o espaço público, serão apresentados documentações e ensaios fotográficos que mostram a reivindicação pelo reconhecimento das questões da mulher e de gênero, pautas que tomaram as ruas da capital nos últimos anos, com obras de Nair Benedicto, Márcia Alves, Rosa Gauditano e do coletivo Amapoa.

A exposição se encerra com um conjunto de obras de João Barim e Tamara Barim, Marcela Tiboni, Bernoch, Leandro Tupan e Camila Fontenele, entre outros, que mostram como os artistas paulistanos têm tomado as redes sociais como plataforma de ativismo pelo reconhecimento das diferenças.

SERVIÇO

Exposição:               SÓLOVE

Local:                        Casa da Imagem

Quando:                   23 de fevereiro a 07 de julho de 2019

Terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada franca, serviço educativo disponível

Idade mínima sugerida: 14 anos

Endereço:                Rua Roberto Simonsen, 136-B

Sé – São Paulo-SP

www.museudacidade.prefeitura.sp.gov.br

Contato com imprensa

hsiqueira@prefeitura.sp.gov.br

Tel.: 11.3106 5122 – celular 97263 5595

To top