>>>

 

O fotojornalista paulistano Alexandre Schneider é o convidado do mês de novembro da Série Encontros, parceria da Arfoc-SP com o FIAM-FAAM Centro Universitário.

 

Cartaz alexandre schneider 4

 

Alexandre é fotojornalista em várias linhas de atuação, como cotidiano, política e esportes. Mas nesse encontro aborda sobretudo suas experiências no campo da fotografia publicitária e da moda.

Schneider passou a se interessar por fotografia a partir das viagens que realizava pelo Brasil e exterior na adolescência.

Ainda cursando a faculdade de Jornalismo na PUC-SP , em 1998 passou 3 meses fotografando no Sudeste Asiático e publicou diversas reportagens nas principais revistas de viagem, como a revista Terra, Viagem e Turismo e Ícaro. No mesmo ano, ingressou no jornal Folha de S. Paulo.

Durante os cinco anos seguintes atuou como repórter fotográfico no Núcleo de Revistas do jornal, período no qual se dedicou a retratar o cotidiano da cidade e seus personagens, produzindo ensaios especiais e, regularmente, matérias de viagem.

Em 2003 deixou o jornal para realizar uma expedição de 11 meses por terra pela América Latina. Apoiada pela Varig e pela Fuji, a viagem percorreu o continente desde o sul da Argentina até o México, com o objetivo de documentar festas religiosas, mercados e as manifestações culturais dos povos latino-americanos.

Em 2004, foi convidado a participar do projeto Saberes do Brasil, com o qual viajou por 47 cidades, nas cinco regiões do Brasil. Seu relato fotográfico deu origem ao livro de fotos Brasil a Gosto, que retrata as tradições da culinária Brasileira.

Em 2008 participou do projeto da Land Rover “Gente que vive para contar histórias”, que culminou em um documentário exibido no Discovery Channel e um livro de fotos das viagens realizadas.

Ganhou o Premio Abril de Jornalismo nos anos de 2005, 2006 e 2008, pelas revistas Claudia, Veja e Veja São Paulo.

Desde 2009 é stringer regular da agência Getty Images em São Paulo cobrindo principalmente esportes. Participou de grandes eventos como as Copas do Mundo de 2014 e 2018, as Olimpíadas e Para-Olimpíadas de 2016.

Atualmente também trabalha na área de publicidade para as principais agências do país.

Para saber mais consulte o site oficial do fotógrafo: http://alexandreschneider.com/

 

 

INFORMAÇÕES

Entrada gratuita (necessário realizar inscrição – vagas limitadas)
27 de novembro (terça-feira), das 19h às 22.

Auditório Nelson Carneiro – FMU
Rua Av. Liberdade, 899 – Liberdade
(Metrô São Joaquim)

São Paulo/SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

 



To top