Mônica Zarattini inaugura exposição sobre Guerra de Canudos em SP

canudos 696x262Centro da Velha Canudos, feita por Mônica Zarattini em 2016, ficará exposta na fachada da Ocupação Casarão, no Centro de São Paulo a partir de 18 de junho.

 

Ensaios feitos pela fotógrafa nas suas duas idas à região onde ocorreu a Guerra de Canudos, no sertão da Bahia, deram origem a um fotolivro, que agora se torna exposição de rua e ciclo de debates nos prédios ocupados pela Frente de Luta pela Moradia.

A fotógrafa Mônica Zarattini inaugura sua exposição “Plano, Seco e Pontiagudo” no sábado, dia 23 de junho , às 17 horas, na Ocupação Nove de Julho. O evento, aberto e gratuito, acontece durante festejos da festa junina dos moradores.

Os ensaios feitos nas duas idas da fotógrafa à região onde ocorreu a Guerra de Canudos, no sertão da Bahia, deram origem a um fotolivro de mesmo nome da exposição, de tiragem limitada (400 exemplares), todos numerados e assinados pela autora. A obra foi lançada em fevereiro, coedição da Editora Ipsis e Editora Madalena, por meio de crowdfunding (vaquinha eletrônica) que levantou fundos para esta exposição.

Fotografias emblemáticas do livro foram impressas em tamanho gigante, de 2 a 7 metros, e ficarão expostas nas fachadas dos edifícios das ocupações da Frente de Luta por Moradia a partir de 18 de junho. As imagens poderão ser vistas nos seguintes endereços do Centro de São Paulo: Rua José Bonifácio, números 137 e 237; Rua Quintino Bocaiúva, 242; Rua Álvaro de Carvalho 427 (próxima à Rua Martins Fontes), e Av. Rio Branco, números 47 e 53.

 

cisternas canudosAs lavadeiras no açude, em 1989, serão mostradas ao lado de imagem das cisternas da atualidade, em 2016, na fachada da Ocupação Nove de Julho (impresso em lona, com 6 x 2 metros).

 

Para os moradores, a fotógrafa fará uma pré-inauguração antes da assembleia quinzenal deles, no dia 14 de junho, quando projetará as fotografias e fará uma breve apresentação sobre seu trabalho e sobre a história da Guerra de Canudos, que há 120 anos já era um movimento que lutou por moradia e trabalho.

Dia 23 de junho, às 17 horas, na Ocupação 9 de Julho, será a inauguração da exposição aberta aos moradores e ao público em geral. Além da breve palestra e projeção das fotos, a exposição integrará a Festa Junina da Ocupação 9 de Julho.

Cada biblioteca das ocupações da FLM e do MSTC receberá um livro como doação e livros serão sorteados após as palestras que a fotógrafa fará nas diversas ocupações.

 

entrevistada

 

 

A menina Dailza, seu gato e sua avó (à esq.), é uma dos cinco fotografados na primeira expedição que Mônica reencontrou 27 anos depois, quando retornou à região de Canudos. Estas imagens impressas em lona (2,50 x 7,50 metros) ficarão expostas na Ocupação José Bonifacio, nº 237.

 

 

link com texto original: https://www.revistaplaneta.com.br/monica-zarattini-inaugura-exposicao-sobre-guerra-de-canudos-nas-fachadas-de-ocupacoes-do-centro-de-sao-paulo/

 

 

To top