Com 8 mil fotos, filme representa fotografia brasileira de esportes em Barcelona

Baseado em 8 mil fotos, o curta-metragem Onipresença (00:09:25, Cor, 2016) retrata clássico do futebol entre Corinthians e Palmeiras de uma forma diferente, captando a emoção de cada fração de segundo através das fotografias. A obra foi selecionada para representar o Brasil no Offside Fest, um dos principais festivais de cinema de futebol que será realizado em Barcelona, no cinema Maldà, entre os dias 16 e 26 de março. O filme foi criado e dirigido pelo fotojornalista Anderson Rodrigues.

O curta-metragem experimental é elaborado apenas com fotografias e coloca em discussão a produção fotográfica contemporânea por meio da linguagem dos repórteres do futebol brasileiro. A narrativa é baseada na apropriação de 8 mil fotos de 14 profissionais, além de fotos feitas pelo idealizador do projeto, presentes no clássico Corinthians x Palmeiras, dia 31 de maio de 2015, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, quando o alviverde derrotou o rival por 2 a 0.

“É uma produção independente, sem apoio financeiro de governos, empresas e clubes. Os custos são altos para produção, valores de inscrições (dólar e euro, no exterior), além de viagens para promover nossa fotografia, cinema e futebol. Em Barcelona, o filme será exibido ao lado de grandes obras do mundo. Estou unindo esforços para ir aos festivais e falar sobre a cultura do nosso país”, disse Rodrigues.

Sem interferir na dinâmica dos fotógrafos, o diretor cria uma ficção destacada pelo processo criativo durante um ano, que começou com a montagem “manual” da ordem cronológica das imagens (sem utilização de time code), passando pelo tratamento e edição discutindo a unicidade do olhar, escolha por apropriação de áudios e composição das trilhas inovadoras (samba com rock metal) até a finalização: uma narrativa que pretende questionar a autoria assim como a hibridização atual entre fotografia,televisão e cinema.

 

 

Captura de Tela 2017-03-04 às 08.12.31.png

“Ao colocar diante do espectador, pretendo gerar indagações sobre a produção fotográfica contemporânea, a quantidade de arquivos e a hibridização com o vídeo. É um bombardeio de imagens e sons para gerar reflexões e debates”, diz o diretor.

Onipresença também foi exibido no segundo semestre de 2016 em festivais de arte e cinema gratuitos no Brasil, Israel, Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, Romênia e Bielorrússia, com prêmio na Colômbia (Festival de Artes Bugarte), em outubro de 2016, como melhor filme experimental e eleito pelo público como o 2º melhor na categoria curta-metragem durante o Cinefoot, um dos principais festivais de cinema de futebol do mundo e que foi realizado em dezembro no Museu do Futebol, em São Paulo.

ficha tecnica 

DIREÇÃO

Anderson Rodrigues

REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS (APROPRIAÇÃO)

Ale Vianna, Alessandra Cabral, Anderson Rodrigues, Cesar Greco, Claudinei Plaza, Davi Ribeiro, Fernando Donasci, Friedemann Vogel, Julia Chequer, Marcos Ribolli, Miguel Schincariol, Nelson Coelho, Reginaldo Castro, Rodrigo Gazzanel

Rubens Cavallari

fonte iphotochannel

 

 

To top