Imagem do Mês de Novembro é do associado Douglas Pingituro, que registrou o incêndio na ‘Blue Zone’ durante a COP30

A Imagem do Mês de Novembro é do associado Douglas Pingituro, que participou da cobertura da COP 30 em Belém e registrou o incêndio na ‘Blue Zone’. Espaço que abrigava as salas de reuniões e onde foram debatidos e fechados os acordos, também era o local onde estavam os stands dos países para divulgar projetos e promover encontros.

O fogo começou nessa área na quinta-feira 20/11, por volta das 14 horas e levou apenas 6 minutos para ser controlado. A imprensa do mundo todo estava lá, mas poucos conseguiram documentar esse momento. Para Douglas nessas horas a gente age por instinto: “estava em pauta no stand do Brasil quando ouvi uma gritaria, gente passando correndo, chorando e fui em direção da fumaça. Quando cheguei me deparei com o fogo !

Os seguranças barraram mas eu consegui driblar e chegar mais perto. Só pensava em fazer a foto. Eu não tinha noção naquele momento, o primeiro impulso é fotografar e depois tentar entender o que aconteceu. Foi tudo muito rápido, depois que apagaram as chamas tinha muita fumaça e acabei saindo.”

Dizem que sorte é uma confluência de fatores; estar na hora certa, no lugar certo, com a pessoa certa. Esse também é um dos princípios fundamentais do fotojornalismo. Não se trata apenas de técnica, mas de oportunidade, de acesso, da capacidade de capturar uma imagem impactante em situações adversas. Enquanto todos evacuavam, o repórter fotográfico ia em direção às chamas: “Ao mesmo tempo, a gente tem que ter equilíbrio para dar um passo atrás quando necessário e estar sempre atento a tudo.

Depois do incêndio ficou uma tensão porque as votações foram estendidas para o final de semana, atrasando o cronograma. Estava todo mundo muito cansado e esse episódio caiu como uma bomba. Ficamos apreensivos com relação a estrutura e a repercussão do ocorrido.”

Contudo, a organização da Conferência do Clima finalizou o relatório no tempo previsto mostrando a liderança ambiental do Brasil, apesar do incidente.

To top