Câmera coberta de sangue da fotojornalista Mariam Dagga morta por Israel em Gaza é a imagem do mês de agosto

Cidade de Gaza, 25/08/2025 – Jornalista segura a câmera coberta de sangue que pertencia à fotojornalista palestina Mariam Dagga, morta em um ataque israelense ao hospital Nasser em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, durante seu funeral; Dagga trabalhava como freelancer para a agência de notícias Associated Press desde o início da guerra. Foto: AFP

A ‘Imagem do Mês’ de Agosto eleita por unanimidade pela Diretoria da ARFOC-SP, representa a violência contra os jornalistas na Palestina. Segundo a ONU, pelo menos 242 profissionais de imprensa palestinos foram mortos em Gaza desde 7 de outubro de 2023, quando o movimento Hamas atacou Israel matando pelo menos 1,2 mil pessoas e sequestrando centenas de outras. É o conflito mais mortal para jornalistas do nosso tempo.

A imagem que rodou o mundo, teve milhões de compartilhamentos e soma-se a tantas outras que mostram o horror da guerra, também deixa uma pergunta no ar: Israel proibiu a entrada de veículos de comunicação estrangeiros em Gaza e no ritmo em que jornalistas palestinos estão sendo mortos, quem restará para contar a história?

To top