Mobilização nacional do “breque dos apps” registrada por Isaac Fontana é a Imagem do Mês de março

Há anos acompanhamos o agravamento da situação dos trabalhadores de aplicativos, e vimos o mercado crescer para esse tipo de profissional da era digital. Alavancado pelo desenvolvimento do trabalho remoto, a demanda de consumo e a agilidade que a tecnologia proporciona, compras on-line fazem parte da vida moderna.

O “breque dos apps”, como foi chamada a mobilização nacional dos entregadores dos principais aplicativos em operação no Brasil por melhores condições de trabalho, foi um movimento importante para valorização desses profissionais, e mostra a resistência de uma classe que sabe que unida é mais forte. 

A foto foi eleita ‘imagem do mês’ pela ARFOC-SP pela relevância do tema da precarização do mercado de trabalho, que afeta não só o setor de serviços mas também chegou nas categorias com maior renda média. Para o autor e repórter fotográfico da agência de notícia EFE, Isaac Fontana, esse é um movimento global : “o mundo caminha cada vez mais para esse não vínculo, para pejotização, uberização, termos que se refletem na maioria das profissões. A questão é a perda de direitos trabalhistas conquistados durante tantos anos, e a duras penas. Mas já que agora somos empreendedores e empresários, temos que lutar por contratos melhores”. 

O desafio é modular o uso da tecnologia e garantir os postos de trabalho, uma contradição quando vemos empresas altamente tecnológicas estabelecendo relações arcaicas com seus colaboradores.

To top