Abertura da exposição Thomaz Farkas, todomundo

A partir de sábado (19/10), o IMS Paulista apresenta a mostra Thomaz Farkas, todomundo. Protagonista da cena da fotografia e do cinema brasileiro, Farkas (1924-2011) completaria 100 anos em 2024. 

Thomaz Farkas, todomundo reúne cerca de 500 itens, incluindo fotografias, filmes, documentos e equipamentos, e reflete a trajetória inclusiva e colaborativa do artista, no ano de seu centenário de nascimento. Dividida em eixos, a exposição explora as facetas de sua atuação como fotógrafo e cineasta, destacando as séries documentais Brasil verdade e A condição brasileira, além de filmes como Todomundo e Subterrâneos do futebol, que revelam sua visão acolhedora e curiosa sobre o país que adotou como lar. A mostra busca recriar o espírito coletivo e generoso de Farkas, presente tanto na sua produção artística quanto em seu papel como incentivador cultural e empresário, com a criação da Galeria Fotoptica.

A curadoria é do cineasta e crítico Juliano Gomes, da curadora independente Rosely Nakagawa, parceira de Thomaz Farkas na fundação da Galeria Fotoptica, e de Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, com assistência de Alessandra Coutinho.

Avenida São João, esquina com Líbero Badaró na altura do Condomínio do Edifício Martinelli, em direção ao Vale do Anhangabaú,São Paulo, SP, c.1947. Foto de Thomaz Farkas. Acervo IMS/Coleção Thomaz Farkas

Evento de abertura:
Às 11h, os curadores da mostra participam de um bate-papo com o público no cinema do IMS. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes. Às 10h30 e 12h30, integrantes do Clube de Choro de São Paulo realizam uma intervenção musical, com repertório que dialoga com os filmes Pixinguinha e a velha guarda do samba, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias, e Nossa escola de samba, de Manuel Horacio Giménez

Serviço

19/10/2024, sábado
Entrada gratuita

Abertura da exposição
Visitação a partir das 10h.

Intervenção musical com o Clube de Choro de São Paulo
Das 10h30 às 11h e das 12h30 às 13h.

Conversa com Sergio Burgi, Rosely Nakagawa e Juliano Gomes
Às 11h. Lugares limitados.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Abertura da exposição: Galeria 2 e 3 – 7º e 8º andar
Intervenção musical: Praça – 5º andar
Conversa: Cineteatro – 3º andar

Fonte: IMS

To top