A partir de sábado (19/10), o IMS Paulista apresenta a mostra Thomaz Farkas, todomundo. Protagonista da cena da fotografia e do cinema brasileiro, Farkas (1924-2011) completaria 100 anos em 2024.
Thomaz Farkas, todomundo reúne cerca de 500 itens, incluindo fotografias, filmes, documentos e equipamentos, e reflete a trajetória inclusiva e colaborativa do artista, no ano de seu centenário de nascimento. Dividida em eixos, a exposição explora as facetas de sua atuação como fotógrafo e cineasta, destacando as séries documentais Brasil verdade e A condição brasileira, além de filmes como Todomundo e Subterrâneos do futebol, que revelam sua visão acolhedora e curiosa sobre o país que adotou como lar. A mostra busca recriar o espírito coletivo e generoso de Farkas, presente tanto na sua produção artística quanto em seu papel como incentivador cultural e empresário, com a criação da Galeria Fotoptica.
A curadoria é do cineasta e crítico Juliano Gomes, da curadora independente Rosely Nakagawa, parceira de Thomaz Farkas na fundação da Galeria Fotoptica, e de Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, com assistência de Alessandra Coutinho.
Evento de abertura:
Às 11h, os curadores da mostra participam de um bate-papo com o público no cinema do IMS. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes. Às 10h30 e 12h30, integrantes do Clube de Choro de São Paulo realizam uma intervenção musical, com repertório que dialoga com os filmes Pixinguinha e a velha guarda do samba, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias, e Nossa escola de samba, de Manuel Horacio Giménez
Serviço
19/10/2024, sábado
Entrada gratuita
Abertura da exposição
Visitação a partir das 10h.
Intervenção musical com o Clube de Choro de São Paulo
Das 10h30 às 11h e das 12h30 às 13h.
Conversa com Sergio Burgi, Rosely Nakagawa e Juliano Gomes
Às 11h. Lugares limitados.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Abertura da exposição: Galeria 2 e 3 – 7º e 8º andar
Intervenção musical: Praça – 5º andar
Conversa: Cineteatro – 3º andar
Fonte: IMS