Em sua 10° Edição o Festival, que acontece durante o mês de agosto, aborda o tema “Reencontros e suas possibilidades”, levando uma reflexão de como as relações artísticas, sociais, afetivas e existenciais colaboram na construção de novos momentos em nossas histórias e em nossas artes.
O Festival Mês da Fotografia começa no dia 3 de agosto às 19 horas, no Museu Nacional da República em Brasília. Na ocasião serão inauguradas cinco das nove exposições que fazem parte da programação da edição 2023: VIII Exposição Coletiva que bateu recorde com mais de mil inscrições, Chão de Cores, Mosaico FotoDesejo, Afro Futuro e Primeiro Circuito Internacional de Fotografia realizado no Brasil. A noite contará ainda com uma projeção mapeada na cúpula do museu e trilha sonora a cargo do DJ Ops.
Com o tema Reencontros e suas Possibilidades, o Festival chega com muitas novidades, entre elas, o Prêmio Aquisição do Museu Nacional da República no valor de R$10 mil reais, que será concedido a uma das fotos que fazem parte da coletiva e que fará parte do acervo da instituição.
A outra é o Pavilhão Espaço da Fotografia Photo Experience + LAB, que será montado ao lado do museu entre os dias 16 a 20 de agosto, com uma programação onde serão realizadas palestras, workshops, espaços Fototec e Mercado da Luz, com galerias e coletivos fotográficos, Summit Experience e Art Meeting, com apresentações de artistas locais. Além disso, mais três mostras fotográficas estarão no Pavilhão: Nada Sobre Nós, Sem Nós (do Projeto Vivências Inclusivas) e Reencontros Coletivos (do Lente Cultural Coletivo Fotográfico).
Um evento democrático que vai transformar Brasília na capital da Fotografia.