

Texto: Bete Marques | Fotos: Levi Bianco, Marcello Fim e Toni Pires
Quando João Kulcsar convidou a ARFOC-SP para participar da edição presencial do Festival de Fotografia de Paranapiacaba ficamos honrados, mas sabíamos do desafio que enfrentaríamos para montar uma exposição à altura do evento.
Alinhada à temática do Festival, nasceu “Turi”. Unindo imagens fortes e impactantes produzidas por nossos associados ao longo dos últimos anos a elementos sensoriais, a exposição denunciou as consequências devastadoras da destruição ambiental provocada pelas queimadas em nossos biomas.
Os depoimentos recebidos pelos visitantes nos mostraram que nosso objetivo foi atingido: provocar a reflexão sobre a gravidade da situação vivida pelo país e alertar para a necessidade urgente de impedir que incêndios criminosos continuem ceifando vidas em nossas matas.
A exposição só foi possível graças ao talento de nossos associados, que produziram imagens que extrapolam o mero registro, e permitiram sua exibição ao público em um formato e contexto inéditos na ARFOC-SP. Agradecemos àqueles que puderam estar fisicamente presentes e àqueles que acompanharam o evento virtualmente e nos enviaram seu apoio.
Além da exposição, a ARFOC-SP levou ao Festival a projeção dos trabalhos selecionados para a 15ª Mostra Anual de Fotojornalismo e a oficina “Fotografia com Celular – Aplicativo Snapseed”, ministrada por Luiz Fernando Menezes.
Queremos agradecer à incansável equipe do Festival de Fotografia de Paranapiacaba, que nos apoiou a todo instante e trabalhou arduamente para realizar um evento presencial com todos os cuidados necessários.
Registramos nosso agradecimento especial a João Kulcsar, organizador do evento, pela confiança em nosso trabalho. É preciso coragem e resiliência para concretizar um festival de fotografia em meio aos ataques sofridos pela cultura no Brasil.
Estamos muito felizes por termos participado deste momento de retomada e esperamos que os abraços trocados nestes dias se multipliquem em novos encontros e que o fotojornalismo continue encontrando espaços para levar ao público a reflexão sobre temas importantes para os rumos da nossa sociedade.













































































