CONSELHO DE ÉTICA ARFOC-SP 2021-2024

WhatsApp Image 2021-09-10 at 16.37.34.jpeg

 

A ARFOC-SP nomeou na Assembleia Geral Ordinária do dia 30/08 os(as) integrantes do Conselho de Ética para o período 2021-2024. O conselho será formado pelos(as) fotojornalistas Adriana Spaca, Alexandre Schneider, Alice Vergueiro, Marcos Muzi e Vanessa Rodrigues, e tem como principal atribuição investigar e dar parecer a respeito das transgressões ao Código de Ética dos Jornalistas. Conheça um pouco mais da trajetória profissional de cada um(a) dos(as) integrantes:

 

 

ADRIANA SPACA
Adriana Spaca, 1973, vive na cidade e São Paulo, onde mora atualmente. Formada em Fotografia na faculdade Anhembi-Morumbi trabalha na agência FramePhoto desde março de 2017. Ficou em segundo lugar do Prêmio ARFOC-SP de Fotojornalismo no ano de 2014, com foto do então candidato à presidência da República Levi Fidelix em ato de campanha pela cidade de São Paulo. Participou de coberturas esportivas, como as Olimpíadas do Rio de Janeiro e campeonatos diversos de futebol. Participa ativamente da cobertura de campanhas políticas desde 2010. Começou a carreira no Fotojornalismo em 2010, na agência Futura Press. Desenvolveu parcerias com a agência Brazil Photo Press, site Noticias da Tv, site PapelPop e com a agência FramePhoto. Realizou cursos e workshops nas principais escolas de fotografia de São Paulo e concluiu cursos teóricos na área no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

 

ALEXANDRE SCHNEIDER
Formado em Jornalismo, Alexandre Schneider é fotógrafo independente radicado em São Paulo, Brasil. Com 25 anos de experiência, seu trabalho se divide entre produzir reportagens, cobrir grandes eventos esportivos e fotografar campanhas publicitárias para importantes marcas globais, no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, já viajou por mais de 40 países e atualmente colabora regularmente com importantes empresas de mídia, como a agência internacional de fotos Getty Images, a revista Veja e o jornal Folha de S.Paulo, além de fotografar para as principais agências de publicidade do Brasil, como Wunderman, Africa e Accenture.

 

ALICE VERGUEIRO
Alice Vergueiro [São Paulo (SP), 1973] é fotógrafa formada em Bacharelado em Fotografia pelo Centro Universitário SENAC. Desde 2012 é fotojornalista autônoma em parceria com agências de fotojornalismo com publicações em jornais, revistas e sites, e desde 2005 é fotógrafa autônoma de eventos sociais e corporativos.

 

MARCOS MUZI
Fotógrafo e artista visual. Trabalhou como repórter-fotográfico em jornais diários entre 1982 e 1986 e na Revista Manchete de 1986 a 1993. Fotografou para a primeira equipe da revista Caros Amigos e esteve à frente do estúdio fotográfico “Fator Z” . Como artista visual participou das exposições “Egito Do Cotidiano À Eternidade” (CCBB RJ e CCBB SP, 2020) “Mondrian e o Movimento De Stijl” (CCBB SP, RJ, MG, 2016) “Enigmas Cromáticos” (Sesc Osasco-SP- 2014)“O Mundo Mágico de Escher” (CCBB RJ, BSB ,SP, 2010/11 novas montagens em 2013 e 2014), “Ilusão de Verdade” (Sesc Pompéia, 2006) e “SP3D-A Cidade Em Três Dimensões” (MASP, 2004) onde desenvolveu seu trabalho autoral em estereoscopia e Ilusão ótica com fotografias e instalações artísticas. Em 2016 lançou o livro “EstereoFluxos SP”(Editora Pink3) em co-autoria com Gavin Adams. Coordena a oficina “Fotografia 3D – Fundamentos da Estereoscopia. Foi produtor da 20 x 20 Galeria Solidária de Fotografia em 2020.

 

VANESSA RODRIGUES
Vanessa Rodrigues, 1985, vive entre as cidades de Santos e São Paulo, onde mora atualmente. Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos, é Especialista em Fotografia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e trabalha para o Jornal A Tribuna de Santos (Grupo Tribuna) desde dezembro de 2009. Participou do programa de Residência LABMIS 2016 com a videoinstalação trezeMarias no Museu de Imagem e Som de São Paulo (MIS-SP). Foi vencedora do VIII Prêmio Baixada Santista Através das Lentes, em 2009, com o retrato da artista Tomie Ohtake. E paralelo ao dia a dia do jornal, dá continuidade ao projeto autoral que narra as histórias de mulheres na Terceira Idade que vivem nos cortiços de Santos. Começou a carreira no Fotojornalismo em 2007, passando pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santos, agência Futura Press, Diário do Litoral entre outros. Realizou cursos e workshops nas principais escolas de fotografia de São Paulo e concluiu cursos teóricos na área no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Realizou quatro exposições individuais em Santos e participou de diversos eventos coletivos como o Valongo Festival Internacional da Imagem, Paraty em Foco, Encontro de Coletivos Latino Americano e entre outros.

To top