LIVE: Ale Cabral e Felipe Beltrame

A live desta semana é um bate-papo com a fotógrafa Ale Cabral e o fotógrafo Felipe Beltrame, que tiveram seus ensaios fotográficos selecionados na 15ª Mostra Anual de Fotojornalismo da ARFOC-SP.

Pelo segundo ano consecutivo a ARFOC incluiu ensaios na Mostra de Fotojornalismo e este será o primeiro bate-papo sobre o tema.

A fotógrafa Alê Cabral apresenta o ensaio “Minha Deficiencia Não Me Define”, feito para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12/2020) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Queríamos mostrar os corpos e evidenciar as deficiências de um jeito bonito, em que geralmente os atletas paralímpicos não são vistos. Todos estes atletas são multi-medalhistas em campeonatos mundiais, Jogos Paralímpicos e Parapanamericanos nas suas modalidades.

Já o fotógrafo Felipe Beltrame vai falar sobre o seu ensaio “Ilha Comprida”. Há 20 anos, o avanço do nível do mar na Ponta da Praia da cidade de Ilha Comprida, no estado de São Paulo, já avançou sobre cerca de um quilômetro, sucumbindo ruas e edificações. O cenário da praia é muitas ruínas e fragmentos do que antes eram lares. A cada ano, a maré avança sobre novas áreas, pondo em risco mais residências e a vida dos moradores da ilha. Não há uma única razão responsável pela transformação do comportamento das marés nas últimas décadas. Entretanto, as causas prováveis estão relacionadas a crise climática e ações antrópicas sobre rios da região que desaguam no mar.

O valor monetário de terrenos e construções nas áreas de risco é cada vez mais baixo. O Estado se nega a indenizar
as pessoas prejudicadas, alegando que as causas de seus prejuízos são fenômenos naturais. Muitas casas foram
abandonadas e outras desmanteladas por seus proprietários que venderam as telhas, portas e outros
equipamentos a fim de amenizar seus prejuízos. Denise, moradora da Ponta da Praia, tem a sua casa em área de
risco devido aos constantes avanços da maré, trabalha colhendo conchas para comercializar às lojas do centro da
cidade em Ilha Comprida, estado de São Paulo.

Felipe também tem uma vídeo reportagem e mais 4 fotos na categoria geral da 15ª Mostra Anual de Fotojornalismo da ARFOC-SP.

A conversa será mediada por Luiz Fernando Menezes e a transmissão acontecerá em todas as nossas redes sociais: Facebook, YouTube, Instagram e Twitter.

To top