Nosso associado Eduardo Anizelli é o grande vencedor do Prêmio Folha de Jornalismo na categoria Imagem

Anizelli capa

 

PRÊMIO FOLHA: Nosso associado Eduardo Anizelli é o grande vencedor do Prêmio Folha de Jornalismo na categoria Imagem, com a fotografia de bombeiros sendo resgatados no Rio Paraopeba em Brumadinho. Anizelli conta abaixo como conseguiu fazer a foto:

“Era meu último dia de cobertura em Brumadinho. Eu tinha chegado no dia 25/01, mesmo dia em que barragem estourou e ia embora na dia 06/02. Fiz toda a cobertura da tragédia. Eu estava com amigos jornalistas da Reuters e SBT no Córrego do Feijão. Estávamos atrás de novidades sobre mais resgates. Foi quando um comandante do Corpo de Bombeiros passou para a gente informações sobre um grupo de bombeiro tentando resgatar corpos de um carro no rio Paraopeba. Ele nos passou as coordenadas de GPS do local do resgate porque era de difícil o acesso.

Seguimos para lá. Procuramos bastante pelo lado do córrego do feijão e descobrimos que na verdade a localização era do outro lado da lama. Para ir de um lado para o outro levava cerca de 2h30 (duas horas e trinta minutos). Mas meu amigo da Reuters que estava com uma caminhonete 4×4 e que sabia um atalho para chegar do outro lado da lama nos deu uma carona. Fomos todos juntos, eu, ele e uma equipe do SBT.

Quando já estávamos quase desistindo de procurar pq a gente não achava de maneira alguma o local e pq também já era fim de tarde, conseguimos encontrar. Tinha uma cerca e um carreador de mata fechada. Passamos pela cerca, descemos com dificuldade até a beira do rio e nos deparamos com os bombeiros em cima do carro tentando alavancar uma porta. Isso já era quase 18h. Os bombeiros conseguiram abrir a porta do carro e viram que não tinha corpo nenhum lá.

Às 18h um helicóptero das forças armadas veio resgatar os bombeiros do local pq às 18h também eram encerradas as operações por conta da falta de luz. Foi quando rolou essa foto. Era um helicóptero enorme das forças armadas e um soldado descia de rapel para resgatar os bombeiros, um por um. A água cheia de lama também formou uma névoa por conta do vento forte que o helicóptero provocava. Eu ia limpando minha lente e fotografando. Eles foram embora quando terminaram o resgate e eu corri para transmitir a foto para o jornal.”

O Prêmio Folha premia os melhores trabalhos do ano em diversas categorias. São elas; Grande Prêmio Folha de Jornalismo, Prêmio Folha de Jornalismo Categoria Reportagem, Prêmio Folha de Jornalismo Categoria Edição, Prêmio Folha de Jornalismo Categoria Serviço, Prêmio Folha de Jornalismo Categoria Arte, Prêmio Folha de Jornalismo Categoria Imagem e Prêmio Folha de Jornalismo Categoria Especial.

Podem se inscrever profissionais da Folha e também colaboradores do jornal. As inscrições são feitas semestralmente, de onde saem os indicados para o prêmio principal. Em fevereiro é divulgado o resultado final do principal prêmio de cada categoria.

 

 

Parabéns Eduardo Anizelli!!!

To top