Museu da Pessoa lança exposição Lembra, corpo?

baixa

 

Em cartaz na Biblioteca Parque Villa-Lobos a partir de 30 de janeiro, a exposição apresenta parte do acervo produzido pelo Museu da Pessoa no ano de 2018. No espaço, imagens em papel bordado falam da relação entre corpo e memória.

 

São Paulo, janeiro de 2019 – O Museu da Pessoa promove na Biblioteca Parque Villa-Lobos, a partir do dia 30 de janeiro, a exposição Lembra, corpo?, composta pelo acervo produzido pela instituição ao longo de 2018. Sob a curadoria do escritor e editor Diógenes Moura, a exposição será composta por 23 histórias de vida, com fotografias do acervo de famílias brasileiras, recriadas como obras originais em papel bordado pelo artista Nario Barbosa, trazendo texturas únicas às imagens de suas histórias de vida.

Com o patrocínio da Sanofi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e o apoio da SP Leituras, a exposição terá entrada gratuita.

Para o curador Diógenes Moura, Lembra, corpo? é mais que uma exposição. “Não são apenas textos e fotografias para os olhos dos visitantes. É também um filme, um livro, a segunda pele de cada um de nós e do próprio verso do poeta grego Konstantinos Kaváfis, que deu título à mostra. Lembra, corpo? trata de passado, presente e futuro. Trata de desejo. Trata de existência”.

A fundadora e curadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, complementa: “A exposição propõe uma reflexão sobre a relação entre o corpo e a memória. Cada corpo tem sua história. Em cada corpo cabem muitas histórias. Às vezes esquecidas, às vezes escondidas, às vezes fingidas. Lembra, corpo? desafia cada um de nós a refletir sobre como o corpo e a memória se conectam e se misturam, seja com as nossas próprias histórias de vida seja com as dos outros”.

“O conceito de corpo é visto de forma abrangente em Lembra, Corpo?, mas a exposição contará com um espaço dedicado exclusivamente a pessoas que convivem com doenças dermatológicas, como a dermatite atópica. A coleção Memória Causa, do Museu da Pessoa, apresenta as histórias de pacientes, familiares e médicos que tratam doenças dermatológicas com o intuito de reduzir o preconceito”, comenta a diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi, Márcia Goraieb.

O artista convidado Nario Barbosa, que bordou as fotografias da exposição, acha que as pessoas vão se identificar muito com a exposição, por se tratar de fotos de famílias, pois vejo que são registros de um fenômeno que está se perdendo, os registros familiares. É muito importante ter uma instituição como o Museu da Pessoa, pois vivemos uma sociedade do descarte, hoje as pessoas fotografam muito, mas não dedicam tempo a memória da fotografia, de guardar e observar através do tempo”.

Lembra, corpo? fica aberta para visitação até o dia 03 de março de 2019.

Serviço

Exposição Lembra, corpo?
Abertura: dia 30 de janeiro de 2019, a partir das 11h
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo (SP)

Entrada gratuita

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas. Com um acervo de mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados, o Museu da Pessoa é um importante acervo do patrimônio imaterial cultural e histórico do Brasil, pois protege as expressões culturais da sociedade brasileira através de histórias de vida. Visite: www.museudapessoa.net

Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos e SP Leituras

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)  é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras. Inaugurada em 20 de dezembro de 2014, a BVL, recentemente, venceu com Honra ao Mérito o Prêmio IPL – Retratos da Leitura e foi finalista de premiação internacional concedida pela IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias). Situada na Zona Oeste da capital paulista, em uma área de 4 mil metros quadrados, a biblioteca é um lugar singular, de arquitetura arrojada e estrutura que prima pela sustentabilidade. O espaço funciona dentro do Parque Villa-Lobos e oferece experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Entre os itens disponíveis na biblioteca, o visitante ou frequentador encontra conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em meios acessíveis (braile, audiolivro), DVDs, CDs, além de jogos. Uma série de atividades também faz parte do cotidiano da BVL e contemplam, entre outros temas, aulas de yoga, iniciação à informática para o público de mais de 60 anos e oficinas diversas.

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Relacionamento com a imprensa


Museu da Pessoa – Ethos Comunicação & Arte
Fabiana Gonçalves –
imprensa@ethoscomunicacaoearte.com.br e (11) 99213-6516
Leilane Vasconcelos –
leilane@ethoscomunicacaoearte.com.br e (11) 98946-5454

To top