Foto: Bruno Kelly

TURI

Festival de Fotografia de Paranapiacaba

Palavra de origem indígena que significa ‘fogo’, traz no nome toda a sabedoria ancestral e a força desse elemento da natureza, para o conceito da casa que vai abrigar exposição sobre as queimadas ao longo dos anos. 

Os focos de incêndios florestais não estão destruindo apenas biomas brasileiros, concentrados na região da floresta amazônica e pantanal, mas nosso equilíbrio climático. Combustível de regeneração periódica, o fogo pode simbolizar renascimento e renovação. Mas por outro lado também pode deixar um rastro de destruição. A mostra-instalação pretende alertar sobre o desequilíbrio ecológico e a necessidade de medidas urgentes.

Colocando lenha nessa fogueira, a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo – ARFOC-SP apresenta material compilado de várias edições da FotoRetrospectiva para mostra coletiva sobre o desmatamento. 

A ocupação, é uma oportunidade de trazer o debate por meio do fotojornalismo e uma conscientização maior da importância da preservação do meio ambiente, e da própria espécia humana.

PARTICIPANTES

Alan Morici · Andre Penner · Avener Prado · Bruno Kelly · Bruno Santos · Caio Guatelli Carla Carniel · Celso Junior Edilson Dantas · Ettore Chiereguini · Felipe Beltrame · Gabriela Biló · José Luis da Conceição · Lalo de Almeida Leonardo Benassatto ·  Lilo Clareto ·  Marlene Bergamo · Pedro Chavedar · Rogério Florentino · Tarso Sarraf Thomaz Vita Neto · Ueslei Marcelino · Werther Santana · Yan Boechat

CURADORIA

 Toni Pires · Mônica Zarattini · Bete Marques · Levi Bianco · Luiz Fernando Menezes   Mônica Bento · Mônica Zarattini · Marcello Fim · Marcos Muzi

SALA DO FOGO

SALA DOS ANIMAIS

SALA DA DESTRUIÇÃO

SALA DA PROJEÇÃO

abertura abertura abertura

montagem montagem montagem

Durante as reuniões de concepção do projeto, definimos que deveríamos ultrapassar os limites de uma simples exposição de fotos. “TURI” deveria ser uma imersão em uma floresta em chamas, então, começamos a conversar sobre as possibilidades, como o som, a iluminação, a fumaça e também a queima das bordas das fotografias, dando impressão que o fogo das imagens extrapolava os limites do papel, incendiando todos os ambientes da casa.

oficina oficina oficina

A participação da ARFOC-SP no Festival também se deu por meio da oficina “Fotografia com Celular – Aplicativo Snapseed” , ministrada pelo Diretor Luiz Fernando Menezes, que proporcionou aos inscritos a possibilidade de aprender a utilizar o melhor de seus dispositivos móveis no registro de seu cotidiano, contribuindo para que mais histórias sejam contadas.

FICHA TÉCNICA

 

REALIZAÇÃO

ARFOC-SP

Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo

 

ORGANIZAÇÃO

Festival de Fotografia de Paranapiacaba

 

CONSULTORIA ARQUITETÔNICA

Luciana Deus Arquitetura

 

IMPRESSÕES

Amplicolor

 

TRILHA SONORA

Simone Sou

Gustavo Souza

 

VISITAÇÃO

06 e 07 de novembro de 2021

Av. Rodrigues Alves, 31

Paranapiacaba, SP

 

ENTRADA GRATUITA

Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo

Endereço:

Rua Rego Freitas, 530, Sobreloja
Vila Buarque, São Paulo – SP, CEP 01220-010

Telefone e WhatsApp: (11) 96195-5840
E-mail: contato@arfocsp.org.br

Atendimento:

Presencial: terça à quinta, das 10h às 17h.
Online: segunda à sexta, das 9h às 18h.

Redes sociais:

© Copyright 2023 — ARFOC-SP. Todos os direitos reservados.
Site: Aleb e DianaKC