Foto: Alex Silva

SOY LOCO POR TI AMÉRICA

O Brasil viveu doze anos de convívio com os grandes eventos. Desde os Jogos Pan-Americanos de 2007, passaram pelo país alguns dos atletas mais importantes e influentes do planeta. De Usain Bolt a Lionel Messi, de Cristiano Ronaldo a Michael Phelps. O último capítulo da década em que o Brasil poderia ter se sentido primeiro mundo foi a Copa América.

Tudo passou pelas lentes dos mais brilhantes repórteres fotográficos e cinematográficos do país. A ARFOC-SP já mostrou em imagens cenas incríveis em livros fantásticos publicados. Agora é a vez do torneio sul-americano de futebol, justamente na edição que marcou os cem anos da primeira conquista do futebol brasileiro, em 1919.

De Friedenreich a Neymar, a história do esporte deste país foi contada através da fotografia. Pois na primeira conquista da seleção sem Neymar, depois de sua chegada à elite, as lentes tinham de estar por perto para retratar a ansiedade, angústia e paixão de um povo que ama futebol, mas não vence uma Copa do Mundo há quase duas décadas.

Uma festa que começou no Morumbi, na noite de sexta-feira 14 de junho, e viajou pelo país até alcançar o Maracanã, na magnética tarde de 7 de julho. A seleção brasileira, a mais vencedora do planeta, não pisava no maior templo do país do futebol havia sete anos. Um convite a mais cliques devastadores que radiografam o espírito de quem está em campo, a alma de quem vive nas arquibancadas.

Em vinte dias, o Brasil teve mais uma vez a chance de ver um desfile de jogadores de um nível que as gerações mais jovens aprenderam que só é possível ver pela televisão ou pagando caro por uma passagem de avião para assistir aos jogos de Champions League, Premier League ou Campeonato Espanhol.

Nesta obra, você perceberá que é possível ir ainda mais longe e conhecer de perto o suor de cada grande atleta do continente em detalhes que só os grandes fotógrafos são capazes de apresentar. Num tempo em que se pensa que os livros, jornais e revistas estão em extinção, é bom ver que os trabalhos de alta qualidade sobrevivem ao tempo. Como esta exposição nos mostra.

Perceber que uma imagem continua valendo mais do que mil palavras e que, em tempos de tiroteios de fake news, a informação é, a cada dia que passa, a coisa mais moderna que existe neste mundo

Texto: Paulo Vinícius Coelho (PVC), jornalista esportivo.

PARTICIPANTES

Alan Morici · Ale Frata · Ale Vianna · Alex Silva · Alexandre Schneider · Amanda Perobelli · Anderson Rodrigues Antônio Cicero · Bruno Ulivieri · Carla Carniel · Celio Messias · Erik Teixeira · Esdras Martins · Fernando Roberto Flavio Florido · Flavio Hopp · Francisco Stuckert · Gil Guzzo · Guilherme Dionizio · Heitor Feitosa · Jales Valquer Leco Viana · Léo Barrilari  · Léo Pinheiro · Marcello Fim · Marcelo Machado de Melo · Marco Galvão · Marcos Ribolli · Marlon Costa · Paulo Pinto · Ricardo Fernandes · Ricardo Moreira · Rodolfo Buhrer · Rogério Capela · Rubens Chiri · Sergio Neves · Thiago Bernardes · Thiago Calil · Wander Roberto

CURADORIA

ARFOC-SP

PAINÉIS VERTICAIS

CONVITE

FICHA TÉCNICA

 

REALIZAÇÃO

ARFOC-SP

Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo

 

IMPRESSÕES

Classic Photo Art

 

FOTOGRAFIA

Reinaldo Canato

 

VÍDEO

Felipe Penko

 

EDÇÃO DE VÍDEO

Filipe Penko

 

ABERTURA

12 de agosto de 2019 às 19:30

 

VISITAÇÃO

De 12 de agosto de 2019 à 31 de agosto de 2019

 

LOCAL

Espaço Cultural Conjunto Nacional

Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César – São Paulo – SP

 

ENTRADA GRATUITA

Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo

Endereço:

Rua Rego Freitas, 530, Sobreloja
Vila Buarque, São Paulo – SP, CEP 01220-010

Telefone e WhatsApp: (11) 96195-5840
E-mail: contato@arfocsp.org.br

Atendimento:

Presencial: terça à quinta, das 10h às 17h.
Online: segunda à sexta, das 9h às 18h.

Redes sociais:

© Copyright 2023 — ARFOC-SP. Todos os direitos reservados.
Site: Aleb e DianaKC