Com a abertura do mercado de arte para fotografia, estamos inaugurando um espaço para imagens jornalísticas. A galeria será um espelho do mundo, com o melhor do fotojornalismo. Vamos mostrar a poesia do cotidiano contida na simplicidade de uma cena, encontro com novas culturas, novos olhares, e apresentar fragmentos da vida.
exposições em cartaz
crível – adjetivo de dois gêneros que se pode crer, passível de se crer; acreditável.
incrível – adjetivo de dois gêneros que possui um caráter extraordinário; fantástico.
Essa trajetória visual sugere uma jornada que vai desde o ordinário, o comum e facilmente aceito como verdadeiro (o crível), até o extraordinário, o surpreendente e por vezes difícil de acreditar (o incrível). Ao desvirginar essas paredes que olhas, tuas retinas passam pelo mais belo e o mais trágico. A vibração no peito é o objetivo. O caminho segue pela diversidade de povos e culturas. Recortes do mais expressivo no mundo das artes, do esporte e política. Tudo… registrado através do olhar de grandes fotojornalistas brasileiros pelos seis continentes do nosso planeta.Mas não se engane, não chegamos aqui balizados por conceitos clássicos de uma curadoria. Não, não é um recorte que apresenta o melhor do fotojornalismo ou das imagens mais expressivas de determinado período, não…
…usamos a memória como matéria prima, buscamos nas lembranças e emoções de nossos pares encontrar imagens que tenham nos encantado, perturbado e que acreditamos que possam encantar e perturbar seu coração e mente. Essas memórias visuais buscaram criar uma experiência e atmosfera como não menos essenciais do que a forma e a estrutura, encorajando a introspecção e contemplação, oferecendo lugares para se retirar, questionar e pensar. Tudo pautado pelo princípio ético e responsável do jornalismo profissional. É um espaço em construção e constante transformação, o que fizemos foi abri-lo. Apresentamos fragmentos de cores e formas de uma humanidade fragmentada. Só para te encantar? Não! Para que você veja além de seus muros, questione e se questione e que te ajude a buscar um mundo melhor. O fotojornalismo deve falar de seu tempo e seu lugar, e as vezes ansiar pela eternidade.
Alexandre Battibugli · Amanda Perobelli · Antônio Gaudério · Carla Carniel · Daniel Augusto Jr. · Danilo Verpa Egberto Nogueira · Fabio Braga · Fernando Donasci · Flávio Florido · Gabriela Biló · Guilherme Dionízio · Isaac Fontana · J.F. Diório · João Bittar · Joca Duarte · Jonne Roriz · José Patrício · Lalo de Almeida Luiz Carlos Murauskas · Maíra Erlich · Marcelo Machado de Melo · Mastrângelo Reino · Michael Dantas · Nair Benedicto ·Paulo Pinto · Paulo Whitaker · Ricardo Nogueira · Ricardo Stuckert · Richard Callis · Rogério Cassimiro · Tarso Sarraf · Tiago Queiroz · Ueslei Marcelino · Vidal Cavalcante · Wander Roberto · Yan Boechat
Para qualquer parte a cultura é essencial! Tema da exposição que a ARFOC-SP apresentou no Festival de Fotografia de Paranapiacaba em 2022, ressalta a importância das artes por meio da fotografia e pretende não só apoiar, mas também valorizar uma de nossas maiores riquezas. A mostra corrobora com o setor, duramente afetado pela pandemia do coronavírus e pela falta de políticas públicas, e que vem resistindo para que ‘o show não pare’. O conjunto de imagens traça uma linha do tempo com a produção cultural de várias épocas e estilos. Mais do que uma exposição fotográfica, queremos prestar uma homenagem à arte, aos artistas e aos profissionais da cultura, reforçando a ideia que além de ser o bem de uma nação, é um direito universal que determina os caminhos que trilhamos para alcançar uma condição de soberania democrática. Parafraseando o jornalista austríaco Ernest Fischer (1899-1972) “a função da arte não é a de passar por portas abertas, e sim abrir as portas fechadas”. Divirta-se!
Adriana Spaca · Ale Frata · Alex Cavanha · Alexandre Schneider · Amanda Perobelli · Bete Marques · Carla Carniel · Carla Carniel · Edson Lopes Jr. · Fernando Pilatos · Flávio Florido · Flávio Hopp · Frâncio de Holanda · Jardiel Carvalho · José Cordeiro · Léo Pinheiro · Levi Bianco · Marcello Fim · Maycon Soldan · Mônica Bento · Reinaldo Canato · Rodrigo Coca · Rubens Chiri · Toninho Cury · Ueslei Marcelino · William Volcov · Yuri Murakami
Em conjunto com o coletivo Fotógrafas e Fotógrafos pela Democracia, inauguramos em abril de 2020 a 20×20 Galeria Solidária de Fotografia, para ajudar os profissionais de fotografia e vídeo em situação delicada pela falta de trabalho causada pela pandemia. Durante os 5 meses da campanha (20/05 à 20/10), a 20×20 Galeria Solidária de Fotografia contou com a participação de 323 fotógrafos de todo o país, de profissionais renomados à promissores talentos, que colocaram suas fotos a venda em nossa plataforma no instagram e facebook. com a proposta ajudar a nossa categoria. Foram 624 fotografias vendidas, e o valor arrecadado dividido entre os profissionais previamente cadastrados, que comprovaram estar em uma situação difícil.
Agliberto Lima · André Lucas · Bete Marques · Bruno Santos · José Luis da Conceição · Juca Martins · Keiny Andrade · Lilo Clareto · Luludi Melo · Marcello Fim · Marcos Muzi · Maycon Soldan · Mônica Zarattini · Nario Barbosa · Nilton Fukuda · Ricardo Matsukawa · Roberto Parizotti Sérgio Amaral · Toni Pires · William Volcov
A arquitetura moderna brasileira do centro de São Paulo, onde o movimento criativo tem se estabelecido, é o cenário para a nova casa da ARFOC-SP. Situado na Galeria Zarvos, projeto do arquiteto Julio Neves e interiores de Jorge Zalszupin, o novo espaço estabelece uma relação de diálogo e continuidade com o edifício existente. Respeitando o tempo, o espaço e o contexto, o projeto mantém original a fachada da loja, com seus grandes panos de vidro, montantes de alumínio e faixas de jacarandá maciço e revela as lajes nervuradas da estrutura. O projeto flerta com a estranheza estética a força criativa para ocupar o espaço, servindo-se da adversidade e dos desafios financeiros. Assim como o olhar dos grandes fotojornalistas brasileiros, com cuidado, o projeto conta a história do lugar preservando a memória do local, contribuindo para ser veículo transformador da realidade, colaborando com a nova representatividade do centro de São Paulo. A conexão com o imperfeito e o depreciado emociona, interessa e tem força, como boa parte da fotografia que neste espaço será apresentada, gerando uma experiência positiva para os usuários e sendo suporte para diferentes acontecimentos e vivências.
Luciana Deus, Arquiteta
REALIZAÇÃO
ARFOC-SP
Associação de Repórteres Fotográficos e
Cinematográficos no Estado de São Paulo
ABERTURA
1º março de 2024 às 19h
ENDEREÇO
Av. São Luís, 258 – loja 11
segunda à sexta, das 10h às 18h
VISITAÇÃO
até 31/12/2024
Entrada Gratuita
Endereço:
Av. São Luís, 258 – Loja 11
República, São Paulo – SP, CEP 01046-915
Estacionamento na Rua da Consolação, 222
Telefone e WhatsApp: (11) 96195-5840
E-mail: contato@arfocsp.org.br