Foto: Paulo Pinto

7ª MOSTRA ANUAL DE
FOTOJORNALISMO ARFOC-SP

A exposição fotográfica que está na sétima edição é organizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo e este ano conta com o patrocínio da Nikon, empresa fabricante de equipamentos fotográficos. A abertura será no domingo, 18, às 10:30 horas, no Espaço Cultural Conjunto Nacional, na Avenida Paulista nº 2073, com coquetel no Cine Livraria Cultura. A exposição de fotojornalismo permanece em cartaz até 07/04.

A FotoRetrospectiva  traz imagens que marcaram o ano de 2011 e os personagens que se destacaram no noticiário, como Neymar que se consagrou no mundo do futebol, e a presidente Dilma, que tomou posse como a primeira mulher a governar o Brasil. Por meio de 70 fotografias de 56 repórteres fotográficos de todo o estado de São Paulo, a mostra reproduz os acontecimentos locais e um pouco da história do país. As imagens foram selecionadas entre as 410 fotografias inscritas por 149 repórteres fotográficos de jornais, revistas e internet. A edição é de Eduardo Nicolau, de O Estado de S. Paulo, Alexandre Belém, do blog Olhavê, e de membros da Comissão Organizadora.

A melhor fotografia da FotoRetrospectiva 2011 –  7ª Mostra Anual de Fotojornalismo receberá o Prêmio Nikon/ARFOC-SP 2011. O autor da imagem escolhida ganhará um kit da Nikon, composto por uma câmera digital D7000, de 16,2 Megapixel, com captura de vídeo em Full HD (1080p), e uma objetiva 18-105 mm (3.5-5.6).  “A cada ano, apresentamos o melhor do fotojornalismo no estado. Em 2011, temos a satisfação de ter a Nikon ao nosso lado, prestigiando os profissionais de imprensa e ampliando os locais de montagem da exposição”, diz Paulo Whitaker, presidente da ARFOC-SP, sobre o início da parceria entre a entidade e a Nikon.

Whitaker ressaltou a importância da criação do Prêmio Nikon/ARFOC-SP 2011 para os repórteres fotográficos: “Todos têm um estímulo a mais na FotoRetrospectiva, como reconhecimento em participar da seleção de grandes fotografias e concorrer a equipamentos versáteis para o dia a dia”.    

Além da visitação no Espaço Cultural Conjunto Nacional, a exposição fotográfica será itinerante e passará por, no mínimo, cinco universidades. Entre elas estão a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), uma das mais importantes escolas de comunicação do país, e o Centro de Comunicação e Artes do SENAC, referência em fotografia no Brasil, além de outras instituições respeitadas, inclusive do interior do Estado.

A FotoRetrospectiva terá painéis dedicados a João Bittar, repórter fotográfico e editor de fotografia, falecido em dezembro passado. Na abertura da mostra haverá a projeção de um documentário sobre o trabalho de Bittar, produzido por Egberto Nogueira.  

PARTICIPANTES

Alan Morici · Ale Vianna · Alessandro Shinoda · Alex Ribeiro · Alex Silva · Alexandre Carvalho · Amauri Nehn André Americo · Claudinei Plaza · Daniel Tossato · Diego Padgurschi · Djalma Vassão · Douglas Aby Saber Eduardo Anizelli · Eduardo Knapp · Egberto Nogueira · Fernando Dantas · Fernando Donasci · Fernando Nonato · Fernando Pilatos · Filipe Araujo · Flávio Florido · Gabo Morales · JF Diorio · Joel Silva · Jonne Roriz Jorge Araujo · Jose Cordeiro · José Patricio · Juca Varella · Keiny Andrade · Léo Barrilari · Léo Pinheiro Leonardo Soares · Levi Bianco · Luiz Pires · Marcos Alves · Michel Filho · Miguel Schincariol · Moacyr Lopes Junior · Nilton Cardin · Nilton Fukuda · Paulo Pinto · Paulo Whitaker · Piervi Fonseca · Rahel Patrasso · Ricardo Nogueira · Rodrigo Coca · Rodrigo Lima · Rodrigo Pinto · Thiago Leon · Tiago Queiroz · Tiago Silva · Vanessa Carvalho · Weber Sian · William Volcov

CURADORIA

Alexandre Belém · Eduardo Nicolau · Mônica Bento · Paulo Whitaker

Ao mestre com carinho​

Entre devaneios, olhar crítico e cliques, João Bittar fazia fotojornalismo, fotografava. De fala mansa, pausada, discorria sobre a foto, argumentava e editava. O homem que nasceu no dia em que a famosa foto de Einstein mostrando a língua foi feita – 14 de março de 1951 – veio ao mundo com a fotografia nas veias, ou melhor, nos olhos. Quando era ótima, João bradava: “foto duca…”. Assim era o João, requintado no modo de ser, mas que simplificava quando se tratava de falar de foto. Exigia apenas uma coisa: a fotografia deveria ser honesta. João começou no fotojornalismo aos 17 anos e tornou-se editor das maiores publicações do país; dos jornais Folha de S. Paulo, onde foi responsável pela implantação do processo de digitalização fotográfica, Diário de S. Paulo e Gazeta Mercantil, e das revistas “Veja”, “Época”, “Quem” e “Contigo”. Foi fundador da Agência Angular, nos idos dos anos 80. João Bittar foi um dos responsáveis pela regulamentação da profissão, além da aplicação efetiva da Lei de Direito Autoral. Mais do que um bom profissional, era um homem comprometido com sua arte, sua vida e seu trabalho. João Bittar faleceu em 18 de dezembro de 2011. Deixou três filhos: Thays, André e Marina. Era casado com Heloisa Ballarini, também fotógrafa. Ao Mestre Bittar, a ARFOC-SP presta esta singela homenagem.

João Bittar, o poeta, a arte de seda rara e fina

(Viverá Sempre)

A coragem não é uma obrigação e sim uma satisfação sem precedentes em amar a vida e os seus semelhantes. Coragem essa, que é produto da jovialidade e da alegria suprema. E é disso que sentimos falta na irreparável ausência oficial do nosso grande irmão. Irmão que sempre nos trouxe em suas palavras, mensagens de otimismo, transmitindo-nos força para esses enfrentamentos, essas refregas. E sempre com o mais largo dos sorrisos. E é muito disso que essas fotos mostram entre tantas belezas raras e uma gama de informações. 

Enfim, a nossa própria história e as reflexões de ordem literária. Isto é, um amplo questionamento dessa vida que às vezes não entendemos. Uma vida de foto-jornalismo desde os anos de chumbo do regime militar, passando pela lentidão gradual de todas as transições políticas, econômicas e culturais da nossa história. Uma linha de estética que caminha facilmente do mais seleto lirismo até a mais pura e expressa das inovações. A fuga constante e eficaz do lugar comum, da mesmice. 

A originalidade é a marca registrada!!! Originalidade que arrebata… ilumina. Assim caminhos sólidos abriram-se em terras firmes e generosas! Hoje, o talento e o carinho das fotógrafas e fotógrafos que marcaram seus nomes no foto-jornalismo, aqui se encontram neste instante de Saudade. 

Agradeço à ARFOC-SP e a todos que nos deram essa Força. 

Ao nosso querido Amigo e Irmão, João Bittar, OBRIGADO POR TUDO!

São Paulo, 18 de março de 2012 

Julio Bittar

painel75x75

FAZENDO JORNALISMO E HISTÓRIA

A exposição FotoRetrospectiva é um convite para compartilhar as imagens marcantes de 2011, selecionadas por seus autores. São flagrantes de eventos esportivos, fotografias do cotidiano, retratos de personalidades e olhares poéticos que nos tiram da rotina. 

Em alguns instantes, um acontecimento pode transformar o mundo que nos cerca. Sejam acidentes, incêndios, inundações, golpes de estado, revoluções, crises econômicas ou escândalos políticos, qualquer fato pode trazer consequências imediatas para o nosso dia a dia, para as cidades, para o país… O bom jornalismo nos mantém informado e extrai aquilo que é relevante dos acontecimentos. 

A reportagem de qualidade abastece e forma a opinião pública. Uma boa matéria jornalística pode nos servir de alerta ou inspiração. Este é o ofício do fotojornalista: “escrever” com luz o que se passa a nossa volta. É contextualizar a informação e oferecer a notícia da maneira mais direta, ou seja, por meio de imagens. Assim, cumprimos nosso papel. Causamos indignação, comoção e reflexão. 

Reavivamos memórias. Por vezes, tiramos sorrisos das almas ou cutucamos as feridas. Enfim, fazemos jornalismo e o que fica para a história.


FICHA TÉCNICA

 

REALIZAÇÃO

ARFOC-SP

Associação de Repórteres Fotográficos e

Cinematográficos no Estado de São Paulo

 

ABERTURA

Espaço Cultural do Conjunto Nacional

18 de março de 2012 às 10h30

 

VISITAÇÃO

até 07/04/2012

 

PRODUÇÃO

José Cordeiro · Mônica Bento · Nilton Fukuda · Paulo Whitaker

 

Entrada Gratuita

Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo

Endereço:

Av. São Luís, 258 – Loja 11
República, São Paulo – SP, CEP 01046-915

Estacionamento na Rua da Consolação, 222

Telefone e WhatsApp: (11) 96195-5840
E-mail: contato@arfocsp.org.br

Atendimento:

Presencial: terça à quinta, das 10h às 17h.
Online: segunda à sexta, das 9h às 18h.

Redes sociais:

© Copyright 2023 — ARFOC-SP. Todos os direitos reservados.
Site: Aleb e DianaKC