Foto: Antônio Gaudério

2ª MOSTRA ANUAL DE
FOTOJORNALISMO ARFOC-SP

“Precisamente por lapidar e cristalizar determinado instante, toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo.” Susan Sontag, jornalista

Uma viagem fotográfica por meio de imagens do fotojornalismo. É esse o objetivo da exposição Fotojornalismo 2006, realizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (ARFOC-SP), com patrocínio da Kingston Technology. A exposição montada no Centro Cultural São Paulo (CCSP) será aberta a convidados no dia 20 de janeiro, sábado, às 11 horas, e ao público, dia 21 de janeiro, domingo, permanecendo em cartaz até o dia 4 de março de 2007.

Ao todo, são 100 painéis fotográficos entre fotos coloridas e em preto-e-branco que, juntas, dão o panorama do melhor do fotojornalismo paulista. Para esta exposição foram selecionadas imagens de outubro de 2005 a outubro de 2006 por profissionais com larga experiência em fotojornalismo: Egberto Nogueira, Hélio Campos Melo e Flávio Cannalonga.

Por meio do olhar particular de 83 profissionais de revistas, agências e jornais do Estado de São Paulo, fatos importantes como: os ataques do PCC; a Copa do Mundo na Alemanha e as reações da torcida brasileira aqui; as eleições; o tragédia do avião da Gol e outros acontecimentos que marcaram o Brasil serão relembrados.

Dando um giro pelo Mundo: há imagens das eleições no Haiti; a tensão na interminável “guerra” no Iraque; a não menos tensa situação no Irã, ameaçado pelos norte-americanos; ou a campanha decepcionante da nossa Seleção de Futebol em terras germânicas. Os fatos do Mundo traduzidos por olhares brasileiros.

A exposição mostra, também, que nem só de acontecimentos factuais se alimenta o fotojornalismo. Prova disso são as incontáveis “crônicas visuais” que se pode observar em meio aos dramas e alegrias do dia-a-dia. Imagens como a de um gato duplicado em um cemitério tomado pelos felinos ou a de um homem empinando pipa do alto de um prédio em São Paulo. Enfim, fatos e histórias do cotidiano apresentados por meio de imagens.

PARTICIPANTES

Alex Ribeiro · Alex Silva · André Luiz Ferreira · André Porto · André Silva · Antônio Gaudério · Antônio Milena · Apu Gomes · Armando Favaro · Brígida Rodrigues · Bruno Miranda · Caetano Barreira · Caio Guatelli · Carlos Bassan Carol Guedes · Celso Luiz · Claudinei Plaza · Claudinho Coradini · Daniel Mobilia · Diego Gazola · Diego Padgurschi Djalma Vassão · Douglas Mansur · Edilson Dantas · Eduardo Knapp · Eduardo Nicolau · Eliária Andrade · Ernesto Rodrigues · Eugenio Goulart · Euler Paixão · Evelson de Freitas · Fenando Pilatos · Filipe Araujo · Gil Muknika Gilberto Marques · Gustavo Scatena · Helcio Toth · Helvio Romero · JB Neto · JF Diorio · João Bacellar · Jonne Roriz Jorge Araújo · José Cordeiro · José Luis da Conceição · José Patrício · Juca Varella · Keiny Andrade · Leandro Ferreira · Leonardo Soares · Leonardo Wen · Lucas Lacaz Ruiz · Marcelo Ferrelli · Mastrangelo Reino · Mauricio Lima Miguel Schincariol · Moacyr Lopes Junior · Monalisa Lins · Mônica Bento · Mônica Zaratti · Nário Barbosa Nelson Antoine · Nilton Fukuda · Odival Reis · Orlando Filho · Osmar Bustos · Paulo Bravos · Paulo Pinto · Paulo Liebert Pedro Mendes Souza · Renato Stockler · Ricardo Bakker  · Rivaldo Gomes · Rossana Lana · Rubens Cavallari  Rubens Chiri · Sebastião Moreira · Sérgio Castro · Sérgio Barzaghi · Tiago Queiroz · Vania Delpoio · Vidal Cavalcante Wladimir de Souza · Wagner Martins · Werther Santana

Curadoria da 2ª MOSTRA

CURADORIA

Egberto Nogueira · Hélio Campos Melo · Flávio Cannalonga

Exposição reflete a crise que o fotojornalismo enfrenta

A mostra “Fotojornalismo 2006”, em cartaz no Centro Cultural São Paulo, é sintomática da crise por que passa a representação visual da notícia na contemporaneidade. Estão expostas cem fotografias de 83 fotógrafos ligados à Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo), realizadas no último ano. Copa do Mundo, os ataques do PCC, eleições, rebeliões e flagrantes de cenas do cotidiano dominam a mostra.
É notória a busca desenfreada pelo impacto por meio de ângulos inusitados, planos distorcidos e uso de cores primárias. Tais maneirismos muitas vezes fazem a imagem se descolar do fato que ela deveria representar, resultando em mera ilustração, oca de conteúdo.

Essa é a fórmula perversa que tem dominado a mídia nos últimos anos, na qual a notícia se converte em produto, e a imagem que a reporta, em mera embalagem. É a mesma lógica que permeia a relação produto e imagem na publicidade, na qual a plasticidade, o exotismo e a atmosfera ficcional suplantam o valor intrínseco do produto. Há uma confusão perigosa entre “vender” e reportar um fato noticioso.

Isso espelha também a falta de investimento da mídia nas fotorreportagens, em matérias de fôlego que vão além do relato factual. Esse fator se soma a uma falta de investimentos -por parte dos repórteres-fotográficos- em pautas próprias, visível na repetição enfadonha dos temas. Se chove, a foto da rua alagada. Se faz calor, o mergulho na represa.

Novos tempos

Numa época em que todos se transformaram em repórteres-fotográficos em potencial com câmeras portáteis e celulares que fotografam, esse tipo de fotojornalismo tem seus dias contados. Já é comum o fotógrafo chegar num acidente e amadores terem feito a foto no momento mais propício e disponibilizado na internet.

Ao repórter-fotográfico de Redação, restam pautas de agenda e maneirismos para que sua fotografia se destaque em meio a imagens publicitárias que lhe roubam espaço. Por questão de sobrevivência, é hora de os profissionais recuperarem o espaço perdido para contar histórias em profundidade. Não adianta mais estetizar a chuva, o incêndio, a rebelião ou clicar políticos em situação constrangedora.

Os amadores estão em todas as esquinas fotografando, exercitando o olho e se tornando os repórteres visuais do seu tempo. Os fotojornalistas seguem encurralados e ainda não deram resposta a essa nova era.

Eder Chiodetto, para Folha de S. Paulo

convite


FICHA TÉCNICA

 

REALIZAÇÃO

ARFOC-SP

Associação de Repórteres Fotográficos e

Cinematográficos no Estado de São Paulo

 

ABERTURA

Centro Cultural São Paulo

Piso Flávio Carvalho

20 de janeiro de 2007 às 11h

 

VISITAÇÃO

até 04/03/2007

 

PRODUÇÃO

Nilton Fukuda · Rubens Chiri

 

Entrada Gratuita

Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo

Endereço:

Rua Rego Freitas, 530, Sobreloja
Vila Buarque, São Paulo – SP, CEP 01220-010

Telefone e WhatsApp: (11) 96195-5840
E-mail: contato@arfocsp.org.br

Atendimento:

Presencial: terça à quinta, das 10h às 17h.
Online: segunda à sexta, das 9h às 18h.

Redes sociais:

© Copyright 2023 — ARFOC-SP. Todos os direitos reservados.
Site: Aleb e DianaKC