A exposição FotoRetrospectiva 2015, que chega em sua 11ª edição e tem a Canon como patrocinadora do evento pelo quarto ano consecutivo, traz 80 fotografias pelo olhar de 59 repórteres fotográficos ligados à Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo – ARFOC-SP. A lama do maior acidente ambiental; a despedida da modelo; o protesto dos professores no início do ano e o dos alunos no final de 2015; o fiasco da seleção na Copa América, as emoções dos jogos Pan-Americanos; o futebol pós-Copa, enfim, os principais acontecimentos de 2015 no Brasil e pelo Mundo foram flagrados e registrados pelos fotojornalistas do Estado de São Paulo.
Em cada uma das imagens um relato, um drama, uma poesia que aconteceu em 2015. Ano que teimou em terminar cheio de reviravoltas. E por trás de cada uma das imagens, o esforço, a persistência, o olhar e, por que não, a teimosia de cada um dos repórteres fotográficos para conseguir registrar cenas que contam um pouco de nossa história recente.
O fotojornalista sempre está na linha da frente, na manifestação inala o gás lançado para dispersar manifestantes. Enfia o pé na lama para mostrar a tristeza de um acidente sem precedentes. E o desafio renova-se diariamente. Gay Talese – um dos expoentes do new jornalism – escreveu certa vez “o jornalismo é o ópio dos inquietos”, certamente incluía aí o trabalho dos profissionais da imagem.
A rua e seus acontecimentos são o vício dos fotojornalistas, mas o que poucos sabem é que um tanto de nós se perde, ou fica retido, entre uma pauta e outra. Entre um “personagem” que nos deixa uma lição de vida e uma jogada sensacional do craque, que nunca mais será repetida, e a cobertura hard News de uma manifestação que nos impede de dormir logo que chegamos em casa.
O fotojornalismo é um passaporte para viver outros mundos, outras vidas. Conhecer gente e lugares que não teríamos noção que existem se não fôssemos repórteres fotográficos. E nos ensina também a respeitar e registrar a todos com dignidade, sempre.
Luiz Carlos Murauskas, um dos curadores da mostra e fotojornalista há mais de 40 anos, diz que “a boa fotografia é aquela que informa e tem conteúdo, em detrimento às imagens meramente ilustrativas baseadas apenas na plasticidade”. E essa é a tônica da exposição, dar um panorama do que foi o ano de 2015 baseadas em imagens jornalísticas com informação.
Já Luludi Melo, fotojornalista que passou pelas principais redações do País e sócia da agência Luz, acredita que “é do jornalismo que se extrai as melhores imagens na fotografia” e destaca a importância do projeto na construção de um acervo brasileiro de fotojornalismo.
Ao todo foram submetidas 565 fotos para o processo de seleção por 130 profissionais. Além de Murauskas e Luludi participou da curadoria o repórter fotográfico Nilton Fukuda que tem no currículo quase 20 anos de estrada. Na mostra também está presente uma das últimas imagens produzida pelo fotojornalista Marcelo Min, que aos 47 anos de idade, nos deixou precocemente em agosto do ano passado.
Alan Morici · Ale Cabral · Alex Silva · Alice Vergueiro · Amanda Perobelli · Amauri Nehn · Andre Porto · Andris Bovo · Antonio Trivelin · Apu Gomes · Bruno Santos · Carla Carniel · Cesar Greco · Claudio Vitor Vaz · Daniel Teixeira · Danilo Verpa · Dario Oliveira · Djalma Vassão · Ed Ferreira · Edson Lopes Jr · Eduardo Anizelli · Eduardo Knapp · Eduardo Nicolau · Eduardo Saraiva · Evelson De Freitas · Fernando Dantas · Flávio Torres · Gabriela Biló · Hélvio Romero · Ivan Pacheco · JF Diorio · José Cordeiro · Juca Varella · Leo Barrilari · Léo Pinheiro · Leonardo Benassatto · Levi Bianco · Luis Cléber · Marcello Zambrana · Marcelo Min · Márcio Fernandes Miguel Schincariol · Newton Menezes · Paulo Pinto · Paulo Whitaker · Rafael Arbex · Rahel Patrasso Reinaldo Canato · Ricardo Bastos · Ricardo Nogueira · Roberto Parizotti · Roosevelt Cássio · Sergio Barzaghi Taba Benedicto · Thiago Bernardes · Tiago Queiroz · Vanessa Carvaho · Wagner Carmo · Werther Santana
Luiz Carlos Murauskas · Luludi Melo · Nilton Fukuda
Quando vemos fotografias, não estamos apenas observando uma Imagem: estamos sendo levados, na maioria das vezes, ao local dos acontecimentos. O fotojornalismo tem essa peculiaridade. Ele fornece elementos para o entendimento dos fatos e subsídios para uma leitura crítica do mundo em que vivemos.
Além do poder informativo e transformador, estas fotos trazem consigo o DNA do autor: elas carregam a técnica, a formação cultural e as experiências de vida dos profissionais que as produziram.
E a vida de um repórter fotográfico não é fácil. É uma vida de dedicação e, em certa medida, de devoção a uma profissão essencial para a sociedade. Há situações em que enfrentamos inúmeras adversidades para transformar uma fração de segundo em algo palpável e eterno, tudo em nome do jornalismo. Além disso, a fotografia que produzimos tem uma função social.
Talvez aí esteja a grande diferença entre o que faz um fotografo e o que produz um repórter fotográfico. Sem os profissionais de imprensa, não teríamos acesso as imagens com qualidade editorial que mostram ao mundo os fatos do cotidiano e que ficam para a história.
Observando as fotos que compõem esta mostra anual, tenho cada vez mais certeza de que o fotojornalismo paulista está muito bem representado por estes profissionais, que nos brindam com esta bela exposição. Em especial, esta edição da FotoRetrospectiva conta com uma fotografia de Marcelo Min, repórter fotográfico que morreu precocemente no ano passado e sintetizou ao longo da sua carreira todas as boas características que devem ter um bom profissional: criatividade, atitude e ética. Um viva ao Min e ao fotojornalismo!
Rubens Chiri, Repórter fotográfico e Presidente da ARFOC-SP Biênio 2014 | 2016
REALIZAÇÃO
ARFOC-SP
Associação de Repórteres Fotográficos e
Cinematográficos no Estado de São Paulo
ABERTURA
Shopping Ibirapuera – Piso Jurupis
19 de janeiro de 2016 às 19h
VISITAÇÃO
até 21/02/2016
PRODUÇÃO
Rubens Chiri e Nilton Fukuda
ITINERÂNCIA
de 04/04 a 22/04/2016
FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação
Entrada Gratuita
Endereço:
Rua Rego Freitas, 530, Sobreloja
Vila Buarque, São Paulo – SP, CEP 01220-010
Telefone e WhatsApp: (11) 96195-5840
E-mail: contato@arfocsp.org.br